Notícias / Meio Ambiente

13/01/16 às 19:09

Berçário em Mato Grosso dá à luz 300 mil tartarugas-da-amazônia

Rose Domingues | Sema

ÁGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo

Criado há 14 anos pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), o Refúgio de Vida Silvestre Quelônios do Araguaia colabora anualmente com o nascimento de pelo menos 300 mil tartarugas-da-amazônia, espécie que estava ameaçada de extinção e que hoje povoa os lagos da região extremo norte de Mato Grosso, no Baixo Araguaia. Embora o trabalho em parceria com o Ibama e a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Aliança da Terra seja realizado durante o ano inteiro, com monitoramento e fiscalização para impedir caça e pesca depredatória na unidade de conservação estadual, a intensificação ocorre entre setembro e dezembro, período de desova e nascimento dos filhotes nas principais praias dentro do refúgio.

O coordenador de Unidades de Conservação da Sema, Alexandre Batistella, que tem mestrado e doutorado em Ecologia Aquática, com ênfase em quelônios (tartarugas), explica que esta tartaruga (Podocnenis expansa) é conhecida como ‘espécie guarda-chuva’ por sofrer não só predação de toda a cadeia alimentar na natureza, como também ser cobiça para a caça humana, desde a fase em que há a postura dos ovos pela fêmea até quando os filhotes vão para a água. “Na época da desova elas sobem entre 100 e 200 para um único tabuleiro, que são as praias mais alta, e se tornam alvos fáceis, por isso a importância do projeto que visa a proteção delas”.

Esta é uma iniciativa solitária e com pouco recurso financeiro, que Batistella avalia como muito bem-sucedida, porque garante a conservação de muitas espécies da ictiofauna e da fauna da região, como outras tartarugas, peixes, entre eles, o pirarucu, um dos maiores peixes de água doce no Brasil que pode atingir até 200 kg e que havia praticamente desaparecido dos rios da região. Ele também listou vários animais, como veado campeiro, porco do mato e aves, entre elas o mutum, que é a maior ave da família do Pantanal. “Nosso trabalho é basicamente proteger o modo de trabalho do senhor Gaspar, que está garantindo para as gerações futuras toda a cadeia produtiva da pesca profissional e também para os ribeirinhos.”

Dom Quixote do Araguaia

Gaspar Saturnino Rocha, 65 anos, é um técnico ambiental do Ibama que há 31 anos deixou a rotina de fiscalizações de diversas unidades de conservação de Mato Grosso (entre elas o Pantanal) e de outros estados brasileiros para tomar conta do quelônio, no município de Cocalinho. “Não sei explicar. É um trabalho muito gratificante ver que tudo que a gente faz dá resultado. Ver a vida renascendo, acompanhar os nascimentos das tartarugas é emocionante, eu muitas vezes choro. Quem é que pode dizer que acompanha um pirarucu nadando com seus filhotes? Quem pode ver pacas, mutum e outros animais raros e bonitos como esse no próprio quintal? Passei a amar esse lugar.”

Em 31 anos do projeto desenvolvido pelo Ibama, dos quais os últimos seis anos com participação fundamental da Sema, que oferece logística (motores de barco, combustível) e funcionários, o senhor Gaspar já ajudou no nascimento de pelo menos 8 milhões de filhotes de tartaruga-da-amazônia. “O mais bonito é saber que o trabalho de duas únicas pessoas que vêm todos os dias trabalhar tão felizes, dispostos, está fazendo a diferença na vida de tanta gente e de todo um ecossistema. Dom Quixote e seu fiel escudeiro Sancho Pança saem todos os dias, todos os anos, por mais de três décadas para combater moinhos em um trabalho tão solitário. O mais emocionante é saber que eles vencem”, afirma, emocionado, Alexandre Batistella.

Para o fiel escudeiro, Felizberto Alves da Silva, 63 anos, é um trabalho pesado principalmente quando as tartarugas estão nascendo em milhares na praia, às vezes 70 mil em uma noite, por isso tem que levantar antes das 4 horas e ficar o dia todo nas praias ajudando as pequenas a encontrar o caminho para o mar de água doce. Uma hora a mais no sol pode ser fatal. “Nós cuidamos disso aqui para seus filhos, netos e bisnetos. Queremos que as novas gerações saibam o que é uma tartaruga”.

Maior da América do Sul

Este é o maior quelônio de água doce da América do Sul, que por muitos anos esteve na lista de ameaçado de extinção em razão da pesca indiscriminada. Nos últimos anos, Gaspar e Felizberto conseguiram reverter esse quadro. Hoje é apenas uma espécie vulnerável. Ela é predada para retirada do óleo, da carne, dos ovos e também dos filhotes (para petshop) e carcaça para artesanato e souvenir.

A época de desova é entre agosto e setembro, no auge da seca. O nascimento dos filhotes ocorre entre final de novembro e dezembro. O filhote nasce com uma média de 5 a 7 centímetros e atinge, se for fêmea, até 1 metro, podendo ter até 50 kg, que é maior que o macho, podendo viver por mais de 100 anos.

O número de filhotes está relacionado ao tamanho da fêmea, 70 a 120 filhotes por desova. A produção é em torno de 270 mil filhotes por ano.

Esta área de proteção é importante porque também serve como área de reserva; e o excedente de peixes que nascem no Refúgio começou a colonizar áreas fora da reserva, servindo de alimento para ribeirinhos (subsistência) e populações indígenas. A tartaruga também voltou a desempenhar seu papel na cadeia alimentar, que é fundamental em ambientes aquáticos no processo de fertilização do sistema, ou seja, ela é extremamente eficaz para o processamento de matéria orgânica para transformação em adubos naturais.

O comandante operacional da Oscip Aliança da Terra, Edmar Santos Abreu, explica que desde 2006 quando teve contato a primeira vez com o projeto do quelônio ‘se apaixonou’. Desde então vem atuando em parceria com a Sema na conservação do Parque Estadual do Araguaia, uma das mais importantes áreas alagadas do Brasil, e também promovendo o nascimento de milhares de tartarugas. “Nós somos poucos, mas nos comprometemos a fazer um trabalho de gigantes.”

Sobre o Refúgio

É um projeto atualmente desenvolvido em parceria entre Sema e Ibama, com apoio da Oscip Aliança da Terra. Ocupa uma área de 60 mil hectares, criada a partir da Lei Estadual nº 7.520 de 28/09/01, no município de Cocalinho, região do baixo Araguaia, nas proximidades do Parque Estadual do Araguaia, do Refúgio de Vida Silvestre Corixão da Mata Azul e da Área de Proteção Ambiental (APA) Federal Meandros do Rio Araguaia e da terra indígena Pimentel Barbosa do povo Xavante. Essas unidades de conservação formam um ‘mosaico de áreas protegidas’ que garantem a preservação de inúmeras espécies de animais e plantas na região de áreas alagáveis mais importantes do país.
Plano de manejo: paraíso aberto à população

A previsão da elaboração do plano de manejo do refúgio é para início de 2016. Este é um instrumento fundamental para auxiliar nas ações de proteção das áreas de desova das tartarugas-da-amazônia (Podocnenis expansa). Esse plano envolve um conjunto de diagnósticos e prognósticos baseados nas pressões, ameaças; pontos positivos e negativos, na caracterização da biodiversidade e do meio físico focado para a manutenção da espécie-alvo. Com esse plano, também será possível identificar possíveis produtos e serviços que poderão ser disponibilizados para o turismo na região, como instalação de pousadas, programação de passeios para acompanhar nascimento, desova e outras atividades de conscientização e contato com a natureza.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Causa e efeito

         Reclamamos dos sofrimentos que nos alcançam de vez em quando e que nos tira a alegria. Muitas vezes são doenças graves com internações hospitalares. Nos questionamos...

 
 
 
 
Sitevip Internet