Notícias / Governo de MT

10/09/21 às 13:39

Governo de Mato Grosso participa de feira multisetorial de investimentos na China

Estado é representado em evento internacional por servidora que vive na província chinesa

Viviane Moura | Sedec-MT

AguaBoaNews/Cuiabá

Imprimir Enviar para um amigo
Governo de Mato Grosso participa de feira multisetorial de investimentos na China

Foto: Sedec / MT

O Governo de Mato Grosso participa pelo segundo ano consecutivo da 21ª CIFIT (Feira multisetorial), que ocorre entre os dias 08 e 11 de setembro, em Xiamen, província de Fujian, na China. O evento internacional de promoção de investimentos chineses visa facilitar a negociação bilateral, que tem como intuito estabelecer relações com outros governos, entidades do setor público e privado.

Em parceria com a Embaixada do Brasil e a Associacao de empresas brasileiras na China, a representante do Governo mato-grossense, a servidora estadual Ariana Guedes, acompanha as atividades no pavilhão brasileiro, que neste ano conta com a exposição de empresas como a Vale, Embraer, JBS, Suzano, Kameda, Simerx, Ecotrace, Embraco, entre outras.

Paralelamente a Cifit, ocorreu o Fórum dos Brics no qual foi assinado um termo de cooperação entre a Secretaria de Ciências, Tecnologia, e Inovação do Estado de Mato Grosso (Seciteci-MT), voltado ao Parque Tecnológico Mato Grosso e o Torch Park Xiamen (zona de livre comércio de alta tecnologia gerida pelo Ministério de Ciências e Tecnologia da China). Existem apenas três parques na China com a marca Torch.

“Neste ano, além da exposição de potencialidades do Estado foi possível mostrar projetos estaduais para investimentos e cooperação como o Parque Tecnológico Mato Grosso, smart cities, smart agriculture, mineração, entre outros. Uma grande oportunidade para mato Grosso são as parcerias para projetos de cooperação voltados a redução de emissões de carbono e neutralidade de carbono com foco na agricultura”, relata Ariana.

Ao formalizar a cooperação durante o Fórum, a Seciteci, poderá expandir os eixos de atuação do ecossistema de inovação do Estado por meio da parceria com o Xiamen Torch Park. A Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-Grossense da Carne (IMAC) foram parceiros de Mato Grosso nesta iniciativa.

“Tantas formalizações e novidades que chegarão a Mato Grosso só mostram o nosso potencial enquanto estado produtor e gerador de desenvolvimento para o nosso país. É o governo do Estado trabalhando dentro e fora do Brasil para, cada vez mais, fazer o melhor por Mato Grosso”, conclui o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda.

Fortalecimento

Neste ano, Mato Grosso foi o único estado brasileiro a participar do Simpósio Internacional para BRICS Think Tanks 2021, realizado no dia 10 de junho também na cidade de Xiamen, no leste chinês.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet