Notícias / Educação

09/09/21 às 09:30

Estudantes desenvolvem simulador de robótica para resgate de vítimas

Projeto de alunos do Colégio Marista Goiânia se classifica na Olimpíada Brasileira de Robótica

Marcia Machado

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Estudantes desenvolvem simulador de robótica para resgate de vítimas

Foto: Assessoria

O projeto de robô elaborado por três alunos do Colégio Marista Goiânia venceu em primeiro lugar na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Os estudantes fizeram um simulador de robótica, para regatar matou em um ambiente do computador. Agora, o projeto vai disputar na etapa nacional, que será realizado ainda em ano, com dados previstos para o próximo mês.

No simulador, os alunos vão programar um robô para resolver desafios como seguir uma linha preta, passar por caminhos desconhecidos, subir e descer rampas, desviar de tentativas, superar redutores de velocidade, seguir o caminho certo em uma encruzilhada e, por fim, resgatar matou e ir para um lugar seguro.

É a primeira vez que Bernardo Carneiro Brandalise, Davi Malaspina Lima e Beatriz Bastos Ferreira - que cursam o 7º, 6º e 8º anos respectivamente - participam dessa competição.

Agora, os alunos já se preparam para os novos desafios que os ganhos na etapa nacional da olimpíada. Na categoria em que concorreram, de simulação, eles não precisaram construir um robô físico, mas virtual.

A Olimpíada Brasileira de Robótica é uma competição anual onde os alunos precisam desenvolver vegetais para resgatar ocorridos em ambientes de desastres naturais. O ambiente é todo simulado e toda a parte da programação, eletrônica e montagem mecânica devem ser construídos pelos alunos. As equipes devem ser compostas por alunos do ensino fundamental e do ensino médio.

Uma olimpíada é composta basicamente por duas categorias: A OBR teórica e a prática OBR. Nesse ano, em especial, uma competição acontece em duas modalidades: uma simulação prática e a prática apresentação, ambas em formato virtual.

Sobre os Colégios Maristas
Os Colégios Maristas estão presentes no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos integrados por formação, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em transformação constante. Saiba mais em  www.colegiosmaristas.com.br .
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet