Notícias / Policial

08/09/21 às 21:12

Em Barra do Garças, na tarde desta terça-feira (07), a PRF apreendeu uma carga de madeira transportada de forma ilegal

A ocorrência aconteceu durante apoio à ação realizada pelo INDEA/MT

Assessoria PRF

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Em Barra do Garças, na tarde desta terça-feira (07), a PRF apreendeu uma carga de madeira transportada de forma ilegal

Foto: Assessoria PRF

Por volta das 13 horas desta terça-feira (07), a nossa equipe da PRF recebeu uma solicitação do INDEA/MT para darmos apoio a uma diligência deste orgão no Km 04 da BR-070, em Barra do Garças/MT. Durante a operação, foi identificado que o veículo do tipo caminhão-trator, VOLVO/FH 440 6X2T, cor prata, o qual tracionava o semirreboque SR/RANDON, de cor branca que transportava carga de madeira cerrada (29,77m3).

Neste momento foi solicitada a documentação da madeira - que era proveniente de ALTO PARAÍSO/RO ,tendo como destino final o município de SENHOR DO BONFIM/BA - ao condutor dos veículos, o qual apresentou Documento de Origem Florestal - DOF que autoriza o transporte de produtos/espécies específicos, porém, durante a vistoria da carga, os agentes do INDEA encontraram essências florestais que não constavam na documentação, o que torna invalida o Documento de Origem Florestal.

No total, havia 7 (sete) essências na carga transportada que estavam descobertas de Nota Fiscal e DOF. Desta forma em desconformidade com a Instrução Normativa nº 21, de 24 de dezembro/2014/IBAMA, invalidando o Documento de Origem Florestal.

Diante dos fatos as empresas emissora da DOF e destinatária da madeira, o transportador, o tomador do serviço, e o condutor do veículo foram enquadrados no art. 46 da Lei Federal nº 9.605/1998, em tese, por “Transportar, adquirir, vender madeira sem licença válida”.

Os veículos (caminhão-trator e semirreboque) ficaram à disposição do Ministério Público e Poder Judiciário de Barra do Garças/MT e o condutor dos prestou compromisso de comparecimento em audiência a aprazar, bem como informar aos envolvidos os fatos constantes em TCO.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet