Notícias / Indígena

02/09/21 às 11:46

Mobilidade Para Todos - Rotary entrega 130 cadeiras para Xavantes e 50 para entidades da região de Barra do Garças

Ao todo a “Expedição Xavante” vai doar 180 cadeiras de roda, além de colchões, roupas adulto e infantil e bolas

Sandra Carvalho da Assessoria

AguaBoaNews/Cuiabá

Imprimir Enviar para um amigo
Mobilidade Para Todos -  Rotary entrega 130 cadeiras para Xavantes e 50 para entidades da região de Barra do Garças

Foto: Assessoria

Voluntários rotarianos do Paraná e de Mato Grosso promovem no próximo domingo (05.09) a entrega de 180 cadeiras de roda na região de Barra do Garças e que contemplarão 130 indígenas da etnia Xavante, 8 da etnia Xingu, além de entidades da comunidade local. A “Expedição Xavante” é uma ação do projeto Mobilidade para Todos desenvolvida por clubes rotarianos do Paraná. Também serão doados 50 colchões, 820 vestidos, 140 bolas de futebol e roupas infantis.

O objetivo da ação é oportunizar a mobilidade e a melhoria da qualidade de vida dos indígenas beneficiados, que não possuem recursos financeiros para a aquisição dos equipamentos. As cadeiras de rodas serão distribuídas com apoio do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Xavante, unidade gestora descentralizada do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS).

A programação da “Expedição Xavante” terá início às 8h30, quando os voluntários rotarianos se reunirão com o prefeito de Barra do Garças, Adilson Gonçalves. E às 14h acontece a entrega simbólica das cadeiras de rodas no Lar da Providência.

No domingo (05.09), a expedição se divide em dois grupos. Um deles segue para as aldeias São Marcos e Sangradouro, distante 150 km e 226 km de Barra do Garças, respectivamente.

Na segunda-feira (06.09), parte do grupo retorna às suas origens e a equipe que permanece seguirá para Campinápolis, onde também visitam aldeias para entrega de cadeiras de roda.

O governador do Rotary em Mato Grosso (Distrito 4440), Zozoel de Paula, agradece os Distritos de Rotary (4630 4710 4640) por contemplarem mais uma vez o estado com o projeto Mobilidade para Todos, a última expedição foi em 2021 no Xingu com a doação de 25 cadeiras.

“Temos a certeza de que os companheiros de Barra do Garças, Nova Xavantina e Água Boa estão esperançosos por receber este projeto na sua região e que será muito importante para o nosso distrito 4440. Queremos agradecer aos companheiros e companheiras que têm nos ajudado em Barra do Garças, dando todo suporte necessário para receber essa caravana da Expedição Xavante aqui no nosso Estado de Mato Grosso”

Regina Célia Ferreira de Paula, coordenadora da Entidade de Senhoras de Rotarianos, também conhecida como Casas da Amizade, e esposa do governador Zozoel, também fala da expectativa de receber a expedição em Mato Grosso.

“A doação de cadeiras de roda é uma ação que vai fazer a diferença na vida de etnias indígenas e várias entidades assistenciais do nosso estado. Agradecemos a parceria de distritos do Paraná com o distrito de Mato Grosso nessas doações das cadeiras de rodas. E também pensando nas crianças indígenas, haverá doação de roupas e brinquedos. É uma importante parceria com os governadores do ano rotário 21-22 , que estarão visitando nosso estado , e trazendo essas transformações nas vidas de pessoas”, completa Regina de Paula.

Mobilidade para Todos

O Mobilidade para Todos nasceu em março de 2003, quando o Rotariano Amaury Couto foi líder de um programa de intercâmbio de Rotary no Distrito 5240 nos EUA. Nesta ocasião, Rotarianos americanos apresentaram a Free Wheelchair Mission para fazer parte da doação de cadeiras de rodas junto com Rotary.

São mais de 15 anos de história e a participação de muitas pessoas, entre elas muitos Rotary Clubs e rotarianos. Em junho deste ano, a Expedição Xingu contemplou 19 indígenas de Mato Grosso com cadeiras de roda, e agora retornam com a Expedição Xavante, com mais 180 cadeiras de roda.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet