Notícias / Luto

01/09/21 às 12:32 / Atualizada: 01/09/21 às 13:09

Morre Bauna, indígena pioneira da Associação dos Cegos de Barra do Garças devido a diabetes

Araguaia Notícia

com redação Agua Boa News

Imprimir Enviar para um amigo
Morre Bauna, indígena pioneira da Associação dos Cegos de Barra do Garças devido a diabetes

Bauna e e seu filho Gerson.

Foto: Arquivo Pessoal/Reprodução Araguaia Notícia

A comunidade xavante está de luto nesta quarta-feira (1/9) com a morte da indígena Darlene de Fátima Tsipararé, de 61 anos, ou simplesmente Bauna, como era conhecida. Aliás, na língua xavante, Bauna, quer dizer 'menina'. Segundo informações do filho dela, o enfermeiro Gerson Tomotsudza'Rebe, a indígena, que é deficiente visual desde os onze anos, estava com a diabetes alterada e na noite de terça-feira (31/8) após jantar, ela se sentou na sala juntamente com esposo Argemiro, que também é deficiente visual, e passou mal ali mesmo.

Passados alguns minutos, o esposo se levantou para sair da sala e bateu na perna da Bauna, porém ela não respondeu, apavorado com a situação, o esposo pediu socorro aos vizinhos que acionaram os socorristas do Samu de Aragarças. A indígena chegou a ser levada para hospital Getúlio Vargas, mas infelizmente já sem vida.

Bauna, nasceu na aldeia Santa Clara, na reserva xavante Parabuburê, em Campinápolis-MT, e se mudou para cidade em 1987 morando na Barra e depois em Aragarças. E aqui criou os dois filhos: Gerson e Ana Claudia.

A indígena é pioneira na criação da Associação dos Cegos de Barra do Garças que está completando 26 anos. Aliás, a denominação Cegos em vez de Deficientes Visuais foi adotada pelos próprios associados. Ela inclusive ocupou o cargo de presidente do conselho fiscal da Associação e adorava participar das atividades para os deficientes visuais de Barra do Garças e região.

Flamenguista fanática, ela acompanhava todos os jogos e notícias do time do coração pelo rádio, além de prestigiar as emissoras locais participando dos programas pedindo música, dando opinião e discutindo vários assuntos de interesse da comunidade. E foi desta forma que Bauna construiu várias amizades na região principalmente com os radialistas que sentiram a sua morte.

O corpo da indígena está sendo velado na Casa de Velório de Aragarças e sepultamento será às 16 horas no cemitério aragarcense.


Da redação

Nós do site Agua Boa News lamentamos profundamente pelo falecimento de Bauna, mãe de Gerson, nosso amigo de longa data. Que Deus dê a ele e à sua família forças para suportar a grande dor dessa perda inesperada.
  • Morre Bauna, indígena pioneira da Associação dos Cegos de Barra do Garças devido a diabetes
  • Morre Bauna, indígena pioneira da Associação dos Cegos de Barra do Garças devido a diabetes
  • Morre Bauna, indígena pioneira da Associação dos Cegos de Barra do Garças devido a diabetes

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet