Notícias / Saúde

11/01/16 às 18:08

Caminhada: dê os primeiros passos para deixar de vez o sedentarismo

Marina Fernandez

ÁGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Rotina atribulada, falta de tempo e desinteresse por esportes ou mesmo pelo ambiente das academias de ginástica. O que não falta são diversas alegações que levam quase metade dos brasileiros a não praticar nenhum tipo de atividade física.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ministério do Esporte em 2015, cerca de 45,9% dos entrevistados (aproximadamente 67 milhões de pessoas) declararam não ter realizado nenhum tipo de atividade física durante todo o ano de 2013.

Esses números expressivos levantam ainda outras preocupações sérias. Um estudo publicado pela revista médica The Lancet constatou que o sedentarismo é a causa de mais de 5 milhões de mortes por ano em todo o mundo. A letalidade decorrente da falta de exercícios físicos pode ser comparada aos números do consumo de cigarros.

Um estilo de vida sedentário está diretamente relacionado a uma série de problemas de saúde, como hipertensão, doenças cardíacas, aumento de peso, obesidade, ansiedade, depressão, entre outros.
A boa notícia é que qualquer pessoa pode abandonar de vez o sedentarismo com uma atitude muito simples, que pode ser facilmente adotada no dia a dia: a caminhada.

Minutos que fazem diferença para o corpo

Ninguém precisa (e nem deve) virar um esportista profissional da noite para o dia, principalmente quando se está sedentário há muito tempo.

Uma alternativa para ter uma vida mais saudável é a caminhada, que proporciona uma série de benefícios para a mente e o corpo. Praticamente não existem restrições para caminhadas leves, que podem ser introduzidas na rotina aos poucos e realizadas em locais públicos, como parques ou mesmo em vias públicas.

Por ser uma prática esportiva simples, quem vai começar a caminhar só precisa providenciar um modelo de tênis adequado, confortável e com amortecimento, e roupas leves e arejadas, além de garantir a hidratação do corpo, levando uma garrafinha com água.

Aproximadamente 20 minutos de caminhada leve já são suficientes para elevar a capacidade respiratória, ativar a circulação sanguínea e ajudar o corpo a queimar mais calorias. As primeiras caminhadas podem ser incorporadas no dia a dia durante o trajeto para o trabalho ou na volta para casa, por exemplo.

Os efeitos benéficos para o corpo serão rapidamente percebidos, e o praticante de caminhada terá ainda mais ânimo e disposição para aumentar a frequência e a duração dos exercícios, deixando a vida sedentária para trás.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet