Notícias / Curiosidades

26/08/21 às 09:12

Corte a plasma: o que são os consumíveis e tochas?

Carolina Martinez

Agua Boa News

Imprimir Enviar para um amigo
O corte a plasma apresenta grande destaque no mercado industrial e, há muito tempo, está entre os principais tipos de corte de metais e outros materiais. Desde a sua invenção, em meados dos anos de 1950, o processo vem evoluindo, tornando-se fundamental em fábricas e oficinas.

A incorporação de novas tecnologias e inovação trouxeram para a técnica uma enorme precisão e velocidade no corte, o que expandiu sua aplicação. Para o procedimento ocorrer, é preciso das tochas e dos consumíveis. Independente do sistema de corte.


O que é e para que servem as tochas?

A tocha plasma é responsável por fornecer o alinhamento e o arrefecimento cabíveis aos consumíveis. A tocha deve ser encaixada no equipamento, constituído pelos consumíveis. Ela opera conforme o material do metal que irá ser cortado, bem como sua espessura. Selecionar a tocha correta auxilia no ganho de tempo e dinheiro a longo prazo.

O corte, quando executado com a tocha, tem mais qualidade e produtividade. Além disso, o gasto com peças é bem menor. Há muita segurança e flexibilidade no momento da operação.


O que é e para que servem os consumíveis?

Os consumíveis para plasma, por sua vez, integram com relevância o sistema de corte. Afinal, são os principais elementos do processo, visto que suas características e funções determinam a qualidade da ação. São formados por peças isoladas, como o eletrodo, bocal de plasma, difusor de gás e bico de corte.

O eletrodo tem o papel de promover o contato elétrico entre a tocha e a obra. Possui um inserto metálico em sua ponta, de háfnio ou tungstênio. Já o difusor de gás atua como isolante elétrico e conta com furos calibrados para obter o fluxo certo do gás plasma. Ele cria um fluxo em redemoinho, direcionando e controlando arco plasma, com a finalidade de atingir a melhor qualidade de corte.

O bico de plasma constringe o arco. Por isso, orienta o jato no rumo correto durante o corte. O bocal é muito importante, pois preserva os consumíveis da escória resultante do corte. Ademais, mantém os demais consumíveis fixados e alinhados à tocha corretamente.


Vantagens do corte a plasma

São muitas as vantagens apresentadas pelo corte a plasma, opção cada vez mais constante nas indústrias. A velocidade consiste em uma de suas principais características, pois é consideravelmente maior comparada a outros processos. Entre eles, podemos citar o oxicorte.

A técnica usa ar comprimido, possibilitando melhor controle de manuseio, dispensando o ajuste da mistura de gases inflamáveis. A operação, portanto, torna mais segura e o corte limpo, sem escória. Além disso, o risco de deformação é reduzido, por causa da propagação térmica na zona de corte.

Dessa forma, concluímos que os consumíveis e as tochas são ferramentas fundamentais para a realização do corte a plasma. O primeiro, define a qualidade da operação. As tochas proporcionam o alinhamento e o arrefecimento aos consumíveis. O sistema, portanto, é o melhor e o mais utilizado em negócios industriais.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet