Notícias / Curiosidades

26/08/21 às 07:52

Dicas para iniciantes: como montar um treino?

Carolina Martinez

Agua Boa News

Imprimir Enviar para um amigo
É comum as pessoas começarem a praticar exercícios físicos com halteres ou outros equipamentos e terem dúvidas sobre como montar o treino ideal, principalmente quem quer ter resultados em curtos períodos.

Nesse sentido, os estilos de treinamento variam e devem ser considerados alguns fatores, como rotina diária e gordura corporal. Por isso, confira dicas fundamentais de como montar o treino ideal para você:


Analisar o nível de treinamento

Primeiramente, é importante realizar uma análise do nível de treinamento. De modo que, não adianta você realizar exercícios avançados se você ainda está na fase iniciante. Afinal, fazendo isso, você não conseguirá ter bons resultados e ainda poderá sofrer com lesões ou fraturas graves.

Além disso, em treinos em casa, para prevenir lesões e fraturas, é recomendado o uso de tapete para exercícios físicos.

Até um ano de prática, você ainda é considerado iniciante. Depois disso, de um a três anos, é considerado nível intermediário e, consequentemente, após esse período já pode ser classificado como nível avançado.


Verificar a frequência dos treinos

Para montar um treino ideal é fundamental verificar a frequência, pois ela é fundamental para preservar o ritmo de recuperação muscular. Portanto, não adianta querer ter um corpo definido e ganhar massa muscular treinando apenas uma vez na semana.

Então, se você está iniciando, o ritmo de treinamento adequado é de três a quatro vezes por semana. No entanto, é essencial diferenciar os músculos que serão trabalhados em cada sessão.


Escolher uma divisão adequada de treinamento

Uma ótima dica para conseguir o treino certo, é pensar em uma divisão adequada dos exercícios, pois, elas podem te ajudar a trabalhar com diferentes grupos musculares e, consequentemente, estabelecer uma rotina com desenvolvimento de todos os músculos.

Uma recomendação é trabalhar apenas membros inferiores em um dia, utilizando equipamentos, como: bola de pilates, disco de equilíbrio, arco flexível, entre outros. Assim, no outro dia, exercitar os membros superiores com outros instrumentos, como: roda de exercícios, barra de porta e elástico de extensão.

Além disso, é importante lembrar da necessidade do equilíbrio nos exercícios. De modo que, você não pode treinar pouco, mas também não pode exagerar na quantidade de treinos. Nesse sentido, o recomendado para iniciantes é uma média de 8 a 10 por sessão.


Organizar o treinamento em um modo que você rende mais

Se você está em busca de melhores resultados, o seu treino deve ser organizado de uma maneira que você tenha melhor rendimento, por exemplo, o recomendado é treinar peito e ombro no mesmo dia, pois, os treinos de peitoral trabalham com o deltoide, o músculo do ombro, ou seja, treinando em dias separados você não terá a recuperação necessária nesta região.


Planejar a quantidade de séries e repetições

A quantidade de séries e repetições é tão importante quanto o número de exercícios, pois elas precisam estar em equilíbrio para que todos os grupos musculares sejam estimulados corretamente.

Para os iniciantes, o ideal é manter entre duas e três séries de um exercício. Em contrapartida, se o seu objetivo é a hipertrofia com halteres emborrachado, então o recomendado é entre 6 e 12 repetições.

Ter uma rotina de treinamento é ótimo para o bem-estar. Além disso, é fundamental para a perda ou ganho de massa. Caso você seja iniciante, é essencial realizar o treinamento com o auxílio de um profissional, assim você terá um cronograma e uma avaliação completa do seu desempenho.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet