Notícias / Curiosidades

24/08/21 às 13:53 / Atualizada: 01/09/21 às 14:10

Como registrar marca de um e-commerce?

Carolina Martinez

Agua Boa News

Imprimir Enviar para um amigo
Com o boom do e-commerce nos últimos meses e anos, ficou muito mais fácil e lucrativo ter uma empresa no ambiente digital. Através de sites de vendas online, grandes negócios estão se estabelecendo no mercado. Mas, você sabia que registrar marca, nesse caso, também é importante?

Você já pensou em como seria frustrante dedicar todo o seu tempo e dinheiro para investir em um negócio que, em seu ápice de desenvolvimento, pode correr o risco de ter o nome trocado?

Pois é. É isso o que acontece quando as marcas não são registradas. Meses e anos de empenho são jogados no lixo quando uma empresa consolidada precisa trocar o nome apenas porque não registrou a marca do negócio.

Se você não quer que isso aconteça com o seu e-commerce, registrar marca é sempre a melhor opção. Confira como fazer isso agora mesmo!


Visite o Portal do INPI e faça o cadastro para registrar marca

Antes de qualquer coisa, o recomendado é que você acesse o Portal do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e verifique o Manual de Marcas disponibilizado pela instituição.

Nesse guia, você vai encontrar informações valiosas sobre todo o processo de registro de patentes e marcas. Depois de consultar o manual e saber em qual tipo de marca (coletiva, serviço, produto, certificação) o seu e-commerce se encaixa, é hora de fazer o cadastro.

O cadastro é o primeiro contato que você terá com o processo de registro de marcas e patentes no Brasil. Basta identificar se você é pessoa jurídica/física ou se é alguém com procuração para prosseguir ao registro de marca.


Antes de solicitar o registro, pague a GRU

Para solicitar o registro de marcas, antes de mais nada é necessário fazer o pagamento da GRU (Guia de Recolhimento da União).

É a partir do pagamento da guia e da compensação do valor que a solicitação do registro de marca se inicia de fato.


Registrando a marca do seu e-commerce

Depois de realizar o pagamento da GRU emitida, com o número da guia em mãos, acesse o Portal do INPI para solicitação de registro de marcas e faça o seu pedido.

Nesse momento, é necessário que você já tenha se informado sobre marcas já registradas. Se nenhuma marca igual ao seu e-commerce já tenha sido registrada, insira os números da GRU, assim como o seu e-mail.

Feito isso, é só acompanhar o pedido e, claro, esperar. O registro de marcas é um processo que pode levar algum tempo. Por isso, se atualize sobre o andamento do seu pedido e mantenha a calma.

Assim, a marca do e-commerce estará registrada e o futuro do seu negócio, garantido.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet