Notícias / Agronegócios

11/01/16 às 11:18 / Atualizada: 11/01/16 às 11:30

Balanço geral do agronegócio até agora

José Luiz Tejon Megido

ÁGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Vamos a um balanço geral do agro: o PIB (Produto Interno Bruno) do Setor em 2015 será de 1 trilhão 230 bilhões de reais. Provavelmente repetindo 2014 num país que deverá cair quase 4%.

Deveremos produzir na colheita da safra 2015/2016 cerca de 213 milhões de toneladas de grãos, com uma nova super safra. O cooperativismo brasileiro tem dado demonstrações excelentes de competência, alias quem não tem competência, não se estabelece. 

INCOMPETCHMENT: o norte da nossa campanha neste ano. A COAMO, cooperativa  de Campo Mourão foi eleita a melhor empresa do agro de 2015. Obteve um faturamento de quase nove bilhões de reais crescendo 6% nas suas receitas e deverão faturar ao final da safra 2015/2016 cerca de 10 bilhões de reais. Eles devem ser estudados e olhados por que são inspiradores. E não apenas para outras cooperativas, mas para qualquer empreendedor  que queira ter uma empresa séria. Empresas pequenas no setor como a Champion Saúde Animal cresceu 30% no ano passado. A área de papel e celulose apresenta empresas com ótima valorização como a Klabin e a Cenibra. Em 2015 com a crise interna orientaram seus negócios para o exterior compensando a fragilidade do mercado interno. A cooperativa Aurora foi exemplar na gestão de toda a cadeia produtiva, reunindo mais de 100 mil famílias.

E no universo do chocolate a nossa Cacau Show do brilhante Alexandre Costa cresceu em 2015 em meio a toda queda geral nacional, 11% positivos, se transformando na maior franquia de chocolates do mundo. 

Ou seja, com competência, temos exemplos positivos dentro de um país em crise. E vem aí um crescimento esperado em todo setor da aquacultura. Peixes, leite, suco de laranja, frutas e agroenergia.

Ensinar a pescar e não dar o peixe. A moral da história: INCOMPETCHEMENT em gestores sem competência. Essa lei é a regra dentro do agronegócio e fora dele. Que 2016 seja um ano da competência.


*Por José Luiz Tejon Megido, Conselheiro Fiscal do Conselho Científico para Agricultura Sustentável (CCAS), Dirige o Núcleo de Agronegócio da ESPM, Comentarista da Rádio Jovem Pan

Sobre o CCAS
O Conselho Científico para Agricultura Sustentável (CCAS) é uma organização da Sociedade Civil, criada em 15 de abril de 2011, com domicilio, sede e foro no município de São Paulo-SP, com o objetivo precípuo de discutir temas relacionados à sustentabilidade da agricultura e se posicionar, de maneira clara, sobre o assunto.

O CCAS é uma entidade privada, de natureza associativa, sem fins econômicos, pautando suas ações na imparcialidade, ética e transparência, sempre valorizando o conhecimento científico.

Os associados do CCAS são profissionais de diferentes formações e áreas de atuação, tanto na área pública quanto privada, que comungam o objetivo comum de pugnar pela sustentabilidade da agricultura brasileira. São profissionais que se destacam por suas atividades técnico-científicas e que se dispõem a apresentar fatos concretos, lastreados em verdades científicas, para comprovar a sustentabilidade das atividades agrícolas.

A agricultura, apesar da sua importância fundamental para o país e para cada cidadão, tem sua reputação e imagem em construção, alternando percepções positivas e negativas, não condizentes com a realidade. É preciso que professores, pesquisadores e especialistas no tema apresentem e discutam suas teses, estudos e opiniões, para melhor informação da sociedade. É importante que todo o conhecimento acumulado nas Universidades e Instituições de Pesquisa seja colocado à disposição da população, para que a realidade da agricultura, em especial seu caráter de sustentabilidade, transpareça. Mais informações no website: http://agriculturasustentavel.org.br/. Acompanhe também o CCAS no Facebook: http://www.facebook.com/agriculturasustentavel

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet