Notícias / Ação Social

23/08/21 às 08:51 / Atualizada: 23/08/21 às 09:03

Tampinhas de solidariedade mobilizam estudantes de Brasília

Alunos se envolveram em ação de troca de tampinhas por cadeiras de rodas

Marcia Machado

AguaBoaNews / Brasília

Imprimir Enviar para um amigo
Tampinhas de solidariedade mobilizam estudantes de Brasília

Foto: Assessoria

Uma campanha para arrecadar tampinhas de plástico e trocá-las por cadeiras de rodas agitou os alunos do 5º ano do Colégio Marista Asa Sul. Até o momento, eles conseguiram juntar mais de 6.300 tampinhas de embalagens como garrafas pet, remédios, caixinhas de leite, dentre outras. O material será entregue no dia 01 de setembro ao Rotary e vendido para uma fábrica de reciclagem. Com o dinheiro, a organização dos clubes deve comprar cadeiras de rodas a serem doadas às pessoas portadoras de deficiência.

A professora da turma, Tamara Mayer Pinho, conta que a intenção partiu dos próprios alunos em um momento de reflexão sobre olhar para as necessidades das outras pessoas, dentro do Projeto de Intervenção Social do colégio. “A ideia era pensar uma ação que também contribuísse com a Agenda 2030, de cuidar do planeta e melhorar a vida das pessoas”.

Ao tomarem conhecimento da ação de troca de tampinhas de plástico por cadeiras de rodas, as crianças se engajaram de uma forma surpreendente. Recolheram as tampinhas das suas residências, dos vizinhos dos prédios e condomínios onde moram. Para chamar a atenção para a campanha, os estudantes afixaram cartazes feitos por eles próprios nos espaços de maior circulação de pessoas. “É um projeto que ultrapassa os muros da escola e atende às necessidades de pessoas”, ressalta a professora.

E para conceder ares de um trabalho profissionalizado à ação, as crianças sugeriram e elegeram uma frase que sintetizasse o sentimento da ação. “Mentes Unidas, Rodas Unidas” foi o texto de consenso. Um dos alunos produziu um desenho que sintetizou a mensagem que eles queriam passar no cartaz. (veja foto) “Chama a atenção a entrega e o protagonismo dos alunos para desenvolver o projeto em todas as suas etapas”, concluiu.



Sobre os Colégios Maristas:  os Colégios Maristas estão presentes no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet