Notícias / Saúde

23/08/21 às 08:02

Iris Rezende volta para UTI de hospital em Goiânia

Ex-prefeito da capital teve convulsão e médicos optaram por intubá-lo novamente por precaução. Político está com 87 anos e foi internado após sofrer AVC hemorrágico e passar por cirurgia.

Vanessa Martins, G1 GO

Imprimir Enviar para um amigo
Iris Rezende volta para UTI de hospital em Goiânia

Foto: Divulgação

Ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende voltou para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Instituto Neurológico. O cardiologista Salvador Rassi contou que o paciente teve uma convulsão e arritimia cardíaca na noite de sábado (21) e foi sedado e intubado por precaução.
 
O político está com 87 anos e se recupera de um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico e da cirurgia que fez em seguida para controlar o sangramento.
 
De acordo com o médico, convulsões são esperadas após um AVC. "Ele voltou para a UTI para ficar sob vigilância mais constante", detalhou.
 
O cardiologista contou ainda que Iris precisou ser intubado por segurança, mas que pode ser extubado ainda neste domingo (22).
 
O boletim médico divulgado nesta tarde, informou que o ex-prefeito "encontra-se em estado crítico e em uso de medicamentos para manutenção da pressão". Outros órgãos apresentam bom funcionamento, segundo a equipe médica.
 
Iris Rezende ex-prefeito de Goiânia — Foto: Reprodução/Instagram
Iris Rezende ex-prefeito de Goiânia — Foto: Reprodução/Instagram
 
Evolução do quadro
 
O político foi internado no dia 6 de agosto após sentir fortes dores de cabeça e, no mesmo dia, passou por um procedimento cirúrgico para conter uma hemorragia na cabeça, que durou cerca de quatro horas. A equipe médica que o acompanha avaliou que a cirurgia foi bem-sucedida.
 
Após o procedimento, ele foi intubado. No dia 10, ele passou a respirar espontaneamente e reconheceu as filhas.
 
No dia 16, Iris saiu da UTI e se recuperava em quarto. O boletim médico do último dia 19 indicava que ele tinha "boa evolução neurológica" até então.
 
Ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende com a esposa Iris Araújo — Foto: Reprodução/Instagram
Ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende com a esposa Iris Araújo — Foto: Reprodução/Instagram
 
Carreira
 
Iris encerrou a carreira política em dezembro de 2020, após concluir o quarto mandato como prefeito de Goiânia. Desde então, se dedica a cuidar de sua fazenda e também do escritório de advocacia.
 
O político nasceu em 22 de dezembro de 1933, em Cristianópolis, na região sudeste de Goiás. Formou-se em direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG).
 
Iris Rezende Machado começou a carreira política em 1959, quando foi eleito vereador. Na época, o candidato com maior número de votos e mais jovem da história da capital, aos 25 anos.
 
Em 1962, foi eleito deputado estadual e, em 1965, assumiu a Prefeitura de Goiânia, mas foi cassado pela ditadura militar antes que o seu mandato chegasse ao fim.
 
Durante o período em que ficou fora da administração, Iris Rezende montou um escritório de advocacia. Após o fim da ditadura militar, foi eleito governador por dois mandatos, de 1983 a 1986 e de 1991 a 1994.
 
Entre as duas administrações, ele foi ministro da Agricultura do governo de José Sarney (PMDB), de 1986 a 1990. Em 1994, Iris foi eleito senador da República e, no meio de seu mandato, em 1997, assumiu o ministério da Justiça durante um ano, no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet