Notícias / Justiça

21/08/21 às 12:40

Fundação Nova Chance promove integração com empresas que contratam mão de obra de recuperandos

Atualmente, 21 empresas e órgãos públicos empregam 622 reeducandos por meio da Funac

Juliano Patrick | Sesp-MT

AguaBoaNews/Cuiabá

Imprimir Enviar para um amigo
Fundação Nova Chance promove integração com empresas que contratam mão de obra de recuperandos

Foto: Assessoria

A Fundação Nova Chance (Funac), vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), está promovendo em agosto o “mês da ressocialização”. Nesta sexta-feira (20.08), a Funac realizou um momento de conversa com os tomadores de serviço, que são as empresas que empregam a mão de obra dos reeducandos.

Na ocasião, foram ouvidas as experiências das empresas, o desenvolvimento dos reeducandos nos trabalhos e a avaliação dos empregadores quanto a contratação da mão de obra. A diretora executiva da Funac, Michelli Egues, ressalta a importância deste momento.

“É um feedback que a gente quer ter com o nosso tomador, trazer mais para perto da gente essas empresas e com isso fortalecer a nossa política de ressocialização, reintegração social, por meio do trabalho. Além de colocar a Funac sempre à disposição deles”, pontuou a servidora.

O trabalho dos egressos tem o objetivo de aprimorar e auxiliar na experiência profissional, promovendo a ressocialização e o convívio social. Dessa forma, 622 recuperandos estão trabalhando em Mato Grosso, por meio de parcerias com 21 empresas e órgãos públicos.

Para Eliana Leber, representante de uma empresa privada que conta com a mão de obra de 20 reeducandos, esta é uma parceria positiva para todos. “É muito importante disponibilizar esta oportunidade, pois eles vêm com vontade de trabalhar, são bem participativos e nossa empresa busca contribuir para que eles possam ingressar novamente na sociedade”, avaliou Eliana.

Anderson Marx, secretário adjunto de Serviços Urbanos da Prefeitura de Cuiabá, contou que atualmente, a secretaria conta com 90 recuperandos do regime fechado e 43 do semiaberto estão empregados nos serviços de limpeza e jardinagem da capital. 

“Nós contamos com a parceria com a Funac desde 2018 e além do reeducando, quem ganha também é a sociedade, pois com o trabalho de limpeza realizado por eles deixa a cidade mais bonita, limpa e melhor para se viver. É uma ação muito importante e pretendemos ampliar ainda mais esta parceria”, enfatizou o secretário municipal.

Por meio do trabalho, o reeducando recebe a remição de pena, prevista na Lei de Execução Penal, que prevê que a cada três dias trabalhados, um é descontado de sua pena.

Mês da ressocialização 

Durante o mês de agosto, a Funac está realizando diversas ações além dessa roda de conversa com os empresários. São algumas delas: a roda de conversa com os familiares dos egressos, a entrega de cestas básicas, o atendimento psicológico gratuito, um dia da beleza e palestra de empoderamento às mulheres egressas do Sistema Penitenciário, feira e exposição dos trabalhos que os egressos produzem, entre outras iniciativas.

*Com supervisão da jornalista Julia Oviedo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet