Notícias / Meio Ambiente

20/08/21 às 20:12 / Atualizada: 20/08/21 às 20:18

Corpo de Bombeiros utiliza três aeronaves para controlar incêndio em Chapada dos Guimarães

A baixa umidade do ar e o vento forte dificultam o trabalho de combate dos bombeiros no local

Carlos Celestino | Secom|MT

AguaBoaNews/Cuiabá

Imprimir Enviar para um amigo
Corpo de Bombeiros utiliza três aeronaves para controlar incêndio em Chapada dos Guimarães

Montanhas da Área de Proteção Ambiental (APA) do Parque Florestal.

Foto: Assessoria|CBM-MT

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) estão atuando para apagar um incêndio de grandes proporções, que teve início no final da tarde desta quinta-feira (19.08), em Área de Proteção Ambiental (APA) do Parque Florestal, em Chapadas dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá. Três aeronaves Air Tractor estão operando e realizando vários lançamentos d’água para apagar o fogo.

Segundo o plano de ação do CBM, novas equipes foram enviadas nesta sexta-feira (20.08) para fortalecer o combate; 45 militares estão trabalhando para controlar as chamas. Um ponto de apoio foi estruturado no Aeroporto Bom Futuro para o abastecimento dos aviões e outro na pista do 2° Pelotão Independente, no município de Santo Antônio de Leverger. Além disso, um helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) entrou em ação para realizar o reconhecimento das áreas com maior incidência de fogo e colocar militares em pontos estratégicos onde o acesso é inviável pela terra.

O reflexo deste incêndio pode ser percebido durante o período da manhã em Cuiabá. O céu da Capital foi tomado por uma cortina de fumaça vinda dos incêndios em Chapada dos Guimarães, que ainda permanece presente nesta tarde.

Com a baixa umidade do ar e vento forte, que dificultam o trabalho de combate, o fogo tem maior facilidade de propagação na vegetação. O CBM ainda não sabe qual é a origem deste incêndio, neste momento a prioridade é apagar as chamas.

Nesta ação de combate, o CBMMT conta com apoio de 36 brigadistas e duas aeronaves do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Outra equipe com 8 brigadistas da Defesa Civil, condutores de caminhão pipa e piloto de motocross, totalizando 101 militares e civis na força-tarefa.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet