Notícias / Agricultura

04/08/21 às 08:45 / Atualizada: 04/08/21 às 08:57

Silo fica abarrotado e 320 mil sacas de milho ficam do lado de fora

Segundo produtora de São José de Xingu (MT), a produção de milho safrinha na propriedade rendeu 20% a mais em relação à safra passada

Bruno Cirillo

Canal Rural

Imprimir Enviar para um amigo
Silo fica abarrotado e 320 mil sacas de milho ficam do lado de fora

Foto: Reprodução vídeo

Um vídeo mostra um armazém abarrotado, com milhares de toneladas de milho espalhados ao redor do equipamento. As imagens são de São José de Xingu (MT), município próximo a Porto Alegre do Norte, no nordeste mato-grossense, e circulou em grupos de redes sociais entre os produtores, sindicato rural e Secretaria da Agricultura locais nesta terça-feira, 3.

Terminada no último dia 29, a colheita do milho safrinha na Fazenda Pesa Três rendeu cerca de 20% a mais do que na temporada de 2019/2020. No total, os produtores colheram 520 mil sacas em quatro mil hectares (área com 900 ha a mais do que na safra passada). “Nós tivemos uma safra muito boa, mesmo diante de tantos problemas com o clima. Nosso silo não comportou tudo, então tivemos que botar no chão”, conta a proprietária rural Valquíria Abreu.


Valquíria calcula que 320 mil sacas ficaram do lado de fora — o silo tem capacidade para armazenar 200 mil sacas. “Já começamos a construção de mais dois silos para o ano que vem”, diz. O investimento nos dois novos armazéns é de algo entre R$ 9 milhões, segundo a produtora. “Para a próxima safra de soja, já vai estar tudo certinho”, acrescenta. A previsão é de que os armazéns fiquem prontos em setembro.

A safra de soja de 2021/2022, na Fazenda Pesa Três, deve ocupar 4,6 mil hectares: acréscimo de 600 hectares sobre a área atual (a mesma ocupada, em seguida, pelo milho de inverno). A produtividade cresceu para 152 sacas por hectares em 2020/2021, antes 150 sacas/ha na temporada anterior. “Estamos mexendo com lavoura desde 2014 e temos obtidos bons resultados”, afirma Valquíria.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet