Notícias / Água Boa

03/08/21 às 14:06 / Atualizada: 03/08/21 às 18:42

Região do Araguaia - Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil de Mato Grosso ativam Base Aérea de combate a incêndios florestais em Água Boa

A Unidade estratégica será um ponto de apoio para atuação das equipes de aviação nos trabalhos de prevenção e contenção do fogo no Cerrado mato-grossense

Assessoria | CBMMT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Região do Araguaia - Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil de Mato Grosso ativam Base Aérea de combate a incêndios florestais em Água Boa

Foto: Assessoria | CBMMT

O Corpo de Bombeiros Militar e a Secretaria Adjunta de Defesa e Proteção Civil ativaram, nesta segunda-feira (02.08), uma Base Aérea de combate aos incêndios florestais no município de Água Boa, distante a 730 km de Cuiabá. A unidade será um ponto de apoio estratégico para as equipes que atuam em solo, e para o Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM) que utilizam aeronaves para extinguir os incêndios de grandes proporções.

“A ativação desta base aqui, no município de Água Boa, vai facilitar o nosso trabalho e diminuir o tempo resposta para o atendimento no combate aos incêndios florestais, integrando as equipes, caso algum grande incêndio aconteça nesta região, que é distante de outras Bases do CBMMT”, destacou o Cel BM Agnaldo Pereira, Diretor Operacional do Corpo de Bombeiros Militar.

Para a fase resposta da Temporada de Incêndios Florestais e desmatamento ilegal, o Governo de Mato Grosso disponibilizou R$ 73 milhões com investimentos em equipamentos, viaturas e helicóptero para diversas ações de combate e proteção dos biomas mato-grossense.   

Em julho, duas Bases Aéreas foram ativadas para reforçar as ações de combate aos incêndios durante o período mais críticos da estiagem. A primeira na cidade de Santo Antônio de Leverger, para atuação no Pantanal. A segunda no município de Sorriso, para realização de combate às chamas no bioma amazônico. 

Essa importante ação conta com a parceria da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e demais agências que trabalham de forma integrada para conter e evitar degradações ambientais causadas pelos incêndios em Mato Grosso. Essa execução faz parte do Plano de Operações à Temporada de Incêndios Florestais (POTIF-2021).

Também estiveram presentes na solenidade o Cel BM Flávio Gledson Vieira Bezerra, Comandante do Grupamento de Aviação Bombeiro Militar (GavBM), a Ten Cel BM Jusciery Rodrigues Marques, Comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), o Ten Cel BM Marco Aurélio Aires, Secretário Executivo do Comitê Estadual de Gestão do Fogo da Secretaria estadual de Meio Ambiente (Sema), o Prefeito de Água Boa, Mariano Kolankiewicz Filho, o deputado estadual, Dr. Eugênio, o Juiz de Direito Jean Paulo Rufino, o Promotor de justiça Luis Alexandre Lentisco, o Ten Cel PM Gyancarlos Paglyneari Cabelho,Comandante do 16º Batalhão de Polícia Militar, Vereador Luis Cesar e demais vereadores, representantes do Conseg, dentre outros convidados.
 

 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Luciano Vacari

Sobre o que realmente interessa

Um dos grandes desafios do agronegócio brasileiro é apresentar sua importância social e econômica e, principalmente, a responsabilidade ambiental do setor, que é o que mais preserva vegetação nativa no...

 
 
 
 
Sitevip Internet