Notícias / Água Boa

26/07/21 às 14:48

Médio Araguaia - Sedec-MT cadastra mais de 70 artesãos e índios da etnia Xavante durante Circuito Empreendedor

Indígenas da Aldeia Belém fizeram cadastro para adquirir carteira de artesão

Viviane Moura | Sedec-MT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Médio Araguaia - Sedec-MT cadastra mais de 70 artesãos e índios da etnia Xavante durante Circuito Empreendedor

Foto: Assessoria

Setenta e três artesãos realizaram o cadastro para adquirir a carteira nacional de artesão durante o 4º Circuito Empreendedor, que ocorreu no último dia 22 de julho, em Água Boa. O evento foi promovido pela Secretaria Adjunta de Desenvolvimento do Ecossistema Empreendedor, que integra a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec-MT).

Dentre os profissionais cadastrados estão 24 índios da etnia Xavante, da Aldeia Belém, de Canarana. As inscrições foram efetuadas na tribo, na véspera do evento.

A adesão ao Sistema de Informações do Cadastro do Artesanato Brasileiro (Sicab) garante ao profissional artesão o direito a comercializar os produtos em feiras de artesanato nacionais e internacionais. Bem como, a participar de oficinas e cursos de artesanato.

O Circuito Empreendedor que tem como finalidade estimular os pequenos negócios no Estado traz muitas possibilidades de crescimento para os artesãos, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda.

“Com o Circuito Empreendedor os artesãos cadastrados deixam a informalidade e ganham lastro para melhorar seu negócio, já que passam a ser isentos de ICMS na venda dos produtos, conseguem ter acesso aos incentivos fiscais, obtém microcrédito, emitem nota fiscal avulsa de Emissão Eletrônica (e-NFA) e também podem contribuir como autônomo para a Previdência”.

A iniciativa integra o programa “Pensando grande para os pequenos” desenvolvido pela Sedec-MT com parceiros do Sistema S, federações representativas, instituições financeiras e diversas entidades públicas.


comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Luciano Vacari

Sobre o que realmente interessa

Um dos grandes desafios do agronegócio brasileiro é apresentar sua importância social e econômica e, principalmente, a responsabilidade ambiental do setor, que é o que mais preserva vegetação nativa no...

 
 
 
 
Sitevip Internet