Notícias / Meio Ambiente

08/01/16 às 08:03

Ilha do Bananal é a maior ilha Fluvial do Mundo

Assessoria Gov Tocantins

Imprimir Enviar para um amigo
O Tocantins abriga a maior ilha fluvial do mundo: a Ilha do Bananal. Um espaço de 20 mil quilômetros quadrados de extensão, considerado um dos santuários ecológicos mais importantes do país, onde convivem os ecossistemas de cerrado e floresta Amazônica.

Em seu território pode ser vista uma rara diversidade de animais e plantas. Não se assuste se você se encontrar diante de uma onça-pintada, um boto, uma garça-azul ou de uma tartaruga da Amazônia. Quanto à flora, você pode observar tanto orquídeas terrestres e ipês quanto as espécies típicas de matas ciliares e regiões alagadiças.

A maior parte da ilha está dividida em duas áreas de reserva ambiental: ao Norte, o Parque Nacional do Araguaia; ao Sul, oParque Indígena do Araguaia, que abriga indígenas das etnias Carajás e Javaés. Localizada entre os rios Araguaia e Javaés, aIlha do Bananal fica com até 80% de sua área inundada no período de chuva, de setembro e março.


Turismo
A Ilha do Bananal é um convite ao turismo de aventura. O local oferece pouca infra-estrutura de recepção ao turista e o acesso é considerado difícil.

Além disso, o barco, que é o transporte mais adequado para conhecer a região, só pode navegar com autorização do Ibama, o órgão brasileiro de defesa ambiental. Para visitar as aldeias indígenas, só com autorização da Funai, o órgão federal de proteção indígena.

Mas o resultado é compensador. Nada como banhar-se nas águas calmas e relaxantes do rio Araguaia, nas belas praias que se formam no período de estiagem. Em passeios por terra ou por água, a experiência na observação de pássaros e animais silvestres também é única. E o que dizer do contato com as aldeias indígenas, com os costumes, as crenças e os rituais destes povos?

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet