Notícias / Agricultura

05/07/21 às 17:11

Sebrae/MT, Sicredi e Prefeitura de Paranatinga lançam o projeto Recicla Verdinho

O projeto desperta nas crianças em idade escolar a consciência ambiental, fomenta a agricultura familiar, proporciona o acesso à uma alimentação mais saudável e economia às famílias

Larissa Klein da Assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Sebrae/MT, Sicredi e Prefeitura de Paranatinga lançam o projeto Recicla Verdinho

O pequeno Maicon Douglas com auxílio da sua a mãe, Maria Lucia Ferreira faz compras com a “moeda” Verdinho

Foto: Divulgação

Empolgação é a palavras que define o lançamento do Projeto ‘Recicla Verdinho’ realizado na manhã do último domingo (04.07), na Feira Municipal de Paranatinga (a 337 km de Cuiabá). O projeto, que visa despertar nas crianças em idade escolar a consciência ambiental também fomenta a agricultura familiar, proporciona o acesso à uma alimentação mais saudável e economia às famílias.
O ‘Recicla Verdinho’ é desenvolvido pela Prefeitura de Paranatinga por meio de parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT), no âmbito do programa Cidade Empreendedora e Sustentável – eixos Sustentabilidade e Fortalecimento da Agricultura Familiar -, e com apoio da cooperativa Sicredi Vale do Cerrado.

Nesta primeira etapa participam do programa os 79 alunos do 4º e 5º ano da Escola Municipal 03 de Maio. Os estudantes recolhem material reciclado – garrafas pet, latas de alumínio, embalagens Tetra Pak e de produtos de limpeza – e depois de lavados fazem a troca por um voucher chamado Verdinho. Dez unidades rendem um Verdinho que, por sua vez, vale R$ 1,00. O voucher serve como “moeda” para a compra exclusiva de produtos da agricultura familiar na Feira Municipal da cidade e posteriormente, os feirantes o trocam na agência local do Sicredi. No lançamento foram recolhidas 4200 embalagens recicláveis gerando uma renda de 420 Verdinhos ou R$ 420 reais aos quase 40 alunos que compareceram.

O pequeno Maicon Douglas Ferreira, de 11 aos, aluno da 5ª série foi o primeiro a realizar a troca. Ele junto da irmã e da mãe levaram 160 garrafas e latas para serem recicladas. “Gostei muito do projeto, agora o difícil é escolher no que gastar”, disse. Para a mãe, Maria Lucia Ferreira, o ‘Recicla Verdinho’ engajou todos da família na sustentabilidade. “Na minha infância nunca participei de nada parecido, mas vejo com bons olhos iniciativas como essa. Todos em casa estão ajudando e isso é algo que ele vai poder levar para vida”, ressaltou. Após olhar as 13 barracas participantes Maicon gastou seus 16 verdinhos em um saco de mexerica, tomates, cebolas e cebolinha. “Um pouco para todo mundo”, contou.

Já Gabriela Almeida da Silva, aluna de 10 anos da 5ª série, pensou em uma estratégia e foi a que mais levou itens para serem reciclados, no total 700. “Eu fui à casa de todos os familiares e vizinhos para arrecadar o maior número possível desde que soube do projeto”, contou. Com os 70 verdinhos trocados no lançamento Gabriela agora irá guardar para na próxima semana fazer a feira com a mãe. “Hoje ela não pode vir, mas vou guardar e já vou começar a juntar mais para quando a gente voltar”.

A alegria da criançada em participar foi ressaltada pela presidente da Associação dos Feirantes de Paranatinga, Maria José Lopes Pontes. “Estamos todos muito contentes e empolgados com esse projeto. Incentiva a sustentabilidade e traz as pessoas de volta a feira. Alguns com certeza além de trocarem os verdinhos vão aproveitar para fazerem compras. É uma maneira a mais de desenvolver a agricultura familiar”, afirmou.

Essa cultura de frequentar a feira foi destacado pelo secretário de Agricultura de Paranatinga, Diego da Silva Nascimento. “Eu que venho de uma família de feirantes, que cresci na feira estou bem entusiasmado com o ‘Recicla Verdinho’. Será uma oportunidade das famílias e das crianças principalmente de frequentarem a feira, algo que quase não vemos acontecer mais. Muitos deixam as crianças em casa, mas hoje elas estiveram presentes e puderam conhecerem os produtos da agricultura familiar”, pontuou.

Para o Prefeito de Paranatinga, Josimar Marques Barbosa, o projeto já começou um sucesso com adesão dos alunos, professores, feirantes e da população. “Estive em Campo Verde, primeira cidade a realizar o ‘Recicla Verdinho’, e pude ver o engajamento de todos. E experiências positivas como essa devem ser copiadas. A receptividade até agora tem sido grande e estamos contentes em envolver a todos na busca por um meio ambiente sustentável e preservado”, ressaltou.

A analista técnica do Sebrae/MT, Jaqueline Macedo, destacou ainda que o projeto desenvolve uma mudança de hábito entre a população, desperta a consciência ecológica e muda hábitos alimentares. “É um círculo virtuoso que envolve Educação, a questão do Meio Ambiente, a sustentabilidade, a fomentação da economia junto aos feirantes. Todo têm a ganhar. Essa já a terceira cidade a implementar, o primeiro foi Campo Verde, em maio iniciamos em Guarantã do Norte e agora em Paranatinga”, contou. 

O gerente da agência de Paranatinga do Sicredi, Jeferson Correa, ressaltou que o ‘Recicla Verdinho’ trabalha com dois dos pilares do cooperativismo: o financeiro e o social. “Além de ensinar as crianças a reciclagem, a uma alimentação mais saudável, também apoia os feirantes. E o Sicredi não poderia ficar de fora desse projeto tão importante para nossa cidade”, finalizou.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Juacy da Silva

Vamos cuidar melhor da nossa 'Casa Comum'?

“Quando os seres humanos destroem a biodiversidade na criação de Deus, quando os seres humanos comprometem a integridade da terra e contribuem para a mudança climática, desnudando a terra de suas florestas naturais...

 
 
 
 
Sitevip Internet