Notícias / Assembleia Legislativa MT

28/06/21 às 13:07

Zoneamento Socioeconômico - ALMT realizará sessão itinerante em São Félix do Araguaia, nesta 3ª feira, 29

Naiara Martins / Assessora de Comunicação

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Zoneamento Socioeconômico - ALMT realizará sessão itinerante em São Félix do Araguaia, nesta 3ª feira, 29

Foto: Assessoria

A Comissão Especial de Zoneamento Socioeconômico Ecológico de Mato Grosso (ZSEE), da Assembleia Legislativa (ALMT), presidida pelo deputado estadual Dr. Eugênio Paiva (PSB), realizará nesta terça-feira, 29.06, às 19h, na Câmara Municipal de São Félix do Araguaia, a primeira sessão itinerante para debater o assunto. Instalada no início de maio, a Comissão Especial tem o objetivo de envolver a sociedade mato-grossense, técnicos e entidades do setor produtivo, em especial das regiões Araguaia e Guaporé, na construção da nova proposta de gestão ambiental sobre as áreas produtivas do Estado.
 
A sessão contará com a participação de autoridades locais, prefeitos, vereadores, empresários, proprietários rurais e representantes da sociedade civil.
 
Para o Dr. Eugênio, uma das maiores preocupações é a incapacidade do Governo do Estado em definir uma proposta equilibrada para o manejo das áreas, considerando a obrigatoriedade de indenização aos produtores e a arbitração de medidas mitigadoras às famílias socialmente afetadas.
 
“Precisamos saber como o Governo está se preocupando com as pessoas e com as regiões afetadas. É preciso haver um equilíbrio, o que é incoerente é as regiões mais pujantes continuarem avançando, e o Araguaia, mais afetado pela proposta, ser lançado à estagnação social e econômica. Não podemos impedir, por exemplo, o agricultor familiar de crescer. A proposta defende que determinadas áreas estarão impedidas de serem tecnificadas. É um contrassenso que não consigo entender, é o mais preocupante, não percebemos essa mesma indignação por parte do governo”, defendeu o deputado estadual Dr. Eugênio Paiva (PSB).
 
A elaboração do zoneamento está à cargo da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG) e propõe uma série de mecanismo de gestão ambiental que consiste na delimitação de zonas ambientais e atribuição de usos e atividades de acordo com as potencialidades e restrições de cada uma delas. O documento também visa disciplinar a ocupação do território mato-grossense, a apropriação de seus recursos naturais e o modelo de desenvolvimento sustentável para cada região produtiva.
 
Segundo a comissão, o texto proposto pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG) mantém os mesmos dados que deram início à proposta original. Entre as principais polêmicas está a ausência de estudo técnico e previsão orçamentária para o pagamento de indenizações aos produtores, que seriam impedidos de manter a produção em determinadas áreas; a redução de áreas para manejo ambiental; o impedimento de atividades de mineração em áreas já licenciadas e em exploração; a impossibilidade de acesso ao crédito rural, gerado pela ausência de segurança jurídica, e o embargo à comercialização dos produtos oriundos destas áreas. 
 
DATA: Terça-feira, 29 de junho
HORÁRIO: Às 19h (DF)
LOCAL: Câmara Municipal de São Félix do Araguaia/MT.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet