Notícias / Saúde e Ciência

25/06/21 às 18:55

Colegiado define distribuição de 113.920 doses de vacinas contra a Covid-19 aos 141 municípios

Até o momento, Mato Grosso já recebeu 1.798.840 doses de imunizantes contra a Covid-19

Fernanda Nazário | SES-MT

AguaBoaNews/Cuiabá

Imprimir Enviar para um amigo
Colegiado define distribuição de 113.920 doses de vacinas contra a Covid-19 aos 141 municípios

Confira, em anexo, a quantidade de doses que cada município vai receber.

Foto: Michel Alvim - SECOM/MT

A Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso (CIB-MT) aprovou a Resolução nº 66 que estabelece a distribuição, o armazenamento e a aplicação das 113.920 doses de vacina contra a Covid-19 enviadas nesta quinta-feira (25.06) pelo Ministério da Saúde, sendo 54.800 doses da CoronaVac, 22.850 doses da Janssen e 36.270 doses da Pfizer.

Conforme a Resolução, a vacina CoronaVac deve ser aplicada como primeira e segunda dose em lactantes de bebês de até 1 ano de idade completos. Os imunizantes da Janssen devem ser utilizados como dose única em pessoas entre 55 e 59 anos. 

Para as doses da Pfizer, a recomendação da CIB é de que sejam aplicadas como primeira dose em pessoas com comorbidades ou deficiência permanente grave, gestantes e púerperas com comorbidades ou sem - desde que tenham recomendação médica para tomar a vacina -, lactantes de bebês de até 1 ano de idade completos e trabalhadores da Assistência Social.

O documento esclarece ainda que o grupo de trabalhadores do transporte urbano será atendido assim que concluído o levantamento dos quantitativos por município, para que a distribuição seja viabilizada. 

Para a vacina CoronaVac, o prazo de aplicação da segunda dose varia entre 14 e 28 dias. O prazo da segunda dose da Pfizer é de até 12 semanas. Já o imunizante Janssen é de aplicação única. 

O documento ressalta que, completado o grupo de lactantes e caso o município ainda disponha de doses destinadas para este público, os imunizantes poderão ser destinados para a vacinação das lactantes de crianças de 1 ano e um dia de idade até 2 anos completos.

O documento pactua o armazenamento de 80 doses da Janssen na Rede de Frio Estadual, como novo estoque estratégico para reposição de eventuais perdas técnicas. Também foi acordada a distribuição de um remanescente de 396 doses da Pfizer e de 34 doses da CoronaVac, que estavam armazenadas na Rede de Frio Estadual como estoque estratégico. 

A pactuação estabelece também que os imunizantes da CoronaVac, correspondentes à segunda dose, ficarão armazenados na Rede de Frio Estadual e entregues em data mais próxima do prazo para a segunda aplicação. 

Caso os municípios alcancem a completa vacinação dos públicos-alvo estabelecidos para a imunização, a CIB orienta a continuidade da imunização dos demais públicos elencados pelo Ministério da Saúde.

Após a distribuição dos imunizantes aos municípios, as vacinas deverão ser armazenadas conforme as condições estabelecidas pela fabricante e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e com o apoio da segurança pública.

A aplicação das doses deve ser obrigatoriamente registrada pelos municípios no Sistema Nacional do Programa de Imunização (SI-PNI), do Ministério da Saúde. Até o momento, Mato Grosso já recebeu 1.798.840 doses de imunizantes contra a Covid-19.

Confira a seguir, em anexo, a quantidade de doses que cada município vai receber.

Resolução CIB N° 66

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

José Sarney

A furna da Marruá

Bobbio dizia que a velhice era muito boa e cheia de encantos, o maior deles o gosto de matar saudades. Mas eu acho que o divertimento maior da velhice é o espaço de contar histórias, bom para encher e passar o tempo. As...

 
 
 
 
Sitevip Internet