Notícias / Água Boa

25/06/21 às 11:49

Defasagem de repasses ao Hospital Regional de Água Boa está com dias contados

Eduardo Gomes

www.blogdoeduardogomes.com.br

Imprimir Enviar para um amigo
Defasagem de repasses ao Hospital Regional de Água Boa está com dias contados

Na audiência, Dr. Eugênio, prefeito Mariano, Mauro Mendes e Gilberto Figueiredo

Foto: Assessoria

Saúde pública no Brasil é uma espécie de maratona financeira. Quem está na ponta atendendo o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) tem que negociar com o ordenador de despesa a liberação de recursos suficientes para que a continuidade do serviço prestado não seja interrompida por falta de insumos hospitalares e até mesmo por aumento na folha de pagamento, uma vez que o repassador não dispara automaticamente o chamado gatilho para acompanhar a realidade inflacionária. Nesta quinta-feira, 24 de junho, o deputado estadual e médico Dr. Eugênio (PSB) conseguiu importante vitória nessa área para o Hospital Regional Paulo Alemão, de Água Boa, que é referência do SUS em 11 municípios do Médio Araguaia.

Recebido em audiência ampliada concedida pelo governador democrata Mauro Mendes, Dr. Eugênio mostrou ao anfitrião a defasagem nos repasses do Paulo Alemão e pediu reajustes. Mauro Mendes se comprometeu a solucionar o problema até o final de julho. Na audiência o governante estava acompanhado pelo secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, e Dr. Eugênio se fazia acompanhar pelos prefeitos Mariano Kolankiewicz (MDB), de Água Boa; João Filho (PSDB), de Nova Nazaré; Zé Bueno (DEM), de Campinápolis; e Márcio Conceição, o Baco (PSB), de Cocalinho, todos de municípios na abrangência do hospital regional de Água Boa,  que é administrado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Araguaia (SISMA), pesidido por Mariano Kolankiewicz.

O deputado considerou altamente positiva a audiência, que segundo ele, em breve equilibrará as finanças do Paulo  Alemão, que é a porta aberta da saúde pública para 131.570 habitantes em Água Boa (26.204) e os municípios que compõem a base territorial do CISMA.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet