Notícias / Agricultura

22/06/21 às 16:12 / Atualizada: 22/06/21 às 16:17

Fortalecimento Institucional - Aprosoja MT solicita ao Mapa aumento de recursos para construção de armazéns

Presidente da entidade, Fernando Cadore, se reuniu com ministra da Agricultura, Tereza Cristina, para solicitar demanda dos produtores

Marcella Lírio

AguaBoaNews / Brasília

Imprimir Enviar para um amigo
Fortalecimento Institucional - Aprosoja MT solicita ao Mapa aumento de recursos para construção de armazéns

Foto: Assessoria

Desburocratizar o acesso ao crédito para que o pequeno e médio produtor rural possa construir armazéns nas propriedades e ter mais segurança para guardar os grãos é uma demanda da atual diretoria da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT). O presidente da entidade, Fernando Cadore, se reuniu nesta terça-feira (22.06), com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, para reforçar e alinhar os últimos detalhes quanto ao pleito dos produtores.

O pedido da associação é para que o problema enfrentado pelo segmento, em relação ao déficit de armazenagem no país, seja solucionado. “Precisamos que o Plano Safra 2021/22 inclua mais recursos ao Programa de Construção de Armazéns (PCA), suficientes para solucionar o déficit de armazéns, com taxas de juros acessíveis, e acesso desburocratizado ao crédito”, afirmou o presidente Fernando Cadore.

De acordo com Cadore, a disponibilidade do acesso ao crédito para o pequeno e médio produtor mitiga a pressão sazonal sobre a infraestrutura logística, além de garantir a disponibilidade interna de produtos agrícolas. “É uma questão de segurança alimentar. O agricultor ganha por ter onde guardar a sua produção e não comercializar de forma tão antecipada, e a sociedade tem alimento disponível sem oscilações de preços nas prateleiras dos mercados”, explicou.

Armazém para Todos

Na última quarta-feira (16.06), a Aprosoja MT lançou a campanha Armazém para Todos com objetivo de incentivar a construção de silos nas pequenas e médias propriedades rurais e desmistificar a ideia de que construção de armazéns em pequenas propriedades é inviável
.
De acordo com dados do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso, 76,6% das propriedades rurais têm até mil hectares, ou seja, cerca de seis mil pequenos produtores. “Estamos avançando na produção e precisamos ter armazéns. É hora de romper paradigmas para que a nossa produtividade não fique comprometida”, finalizou Cadore.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet