Notícias / Meio Ambiente

14/06/21 às 17:30 / Atualizada: 14/06/21 às 18:27

Verde Novo fecha semana do meio ambiente com plantação de 1250 mudas e distribuição de outras 1500

Keila Maressa, TJ/MT

AguaBoaNews/Cuiabá

Imprimir Enviar para um amigo
Verde Novo fecha semana do meio ambiente com plantação de 1250 mudas e distribuição de outras 1500

Foto: Alair Ribeiro / Assessoria TJ

Para fechar a semana do Meio Ambiente, no sábado (12 de junho) o Verde Novo promoveu mais um plantio de árvores em Cuiabá, visando à conscientização da população, bem como à rearborização e melhoria climática da Capital. Nesse dia foram plantadas 200 mudas na MT 251, com patrocínio exclusivo do Grupo Petrópolis. Durante a semana já haviam sido plantadas 1000 mudas e distribuídas outras 1.500. 
 
Outra novidade da ação foi o formato escolhido, essa foi a primeira ação realizada com apoio de voluntários. Um grupo de ciclistas cooperou no plantio e a própria bicicleta serviu como objeto de distanciamento entre uma pessoa e outra. Na ocasião, cada um passava pelo local, plantava sua muda, e seguiam.
 
De acordo com o assessor Sérgio Saviolli, do Juizado Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam), órgão desenvolvedor do programa, o projeto é firmado em um tripé: falar sobre arborização urbana para conscientizar as pessoas; plantar mudas para dar exemplo de como se faz isso e distribuir mudas para poder dar oportunidade à população. “Hoje estamos na segunda vertente desse tripé, estamos chamando as pessoas para seguir o nosso exemplo. Iniciamos em 2018, um plantio que pegou uma parte da 251. Hoje estamos plantando mudas que não frutíferas, mas sim próprias para sombra. Estamos escolhendo as espécies de acordo com os obstáculos, ou seja, onde tem fiação, árvores com portes menores, onde não tem fiação, com portes maiores, sempre buscando sempre dar aquele colorido especial. ”
 
Advan Gonçalo de Moraes, professor de educação física, é um dos voluntários de hoje. Ele destacou que treina em locais muito quentes e o projeto vai ao encontro da necessidade dos esportistas, a busca por qualidade climática para melhorar o desempenho da equipe. “A gente clama muito por locais que tenham qualidade adequada para a prática esportiva. Hoje, para conseguir treinar é necessário se deslocar para fora de Cuiabá, buscando locais mais distantes que tragam uma qualidade climática agradável. Nosso principal empecilho é o desconforto térmico, por isso, é necessário que treinemos muito cedo, às 5h, ou à noite. Com o plantio das mudas esperamos que no futuro seja possível termos sombra para treinar dentro de Cuiabá. ”
 
Também Gabriela Laurito e Rodrigo Renato de Jesus se voluntariaram para ajudar com o plantio e pontuaram que apesar de Cuiabá ser considerada Cidade Verde, ainda falta muita arborização. “Nós ciclistas temos dificuldade por conta do calor intenso. Aqui temos a oportunidade de unir o amor ao esporte com a proteção do meio ambiente, que são duas ações importantes. O resultado será saúde e  bem-estar para todos de Cuiabá.”
 
O Verde Novo é um programa do Poder Judiciário de Mato Grosso, idealizado pelo Juvam de Cuiabá, desenvolvido em cooperação técnica com o Município de Cuiabá e o Instituto Ação Verde e patrocinado pelo Grupo Petrópolis, responsável pela doação das mudas de árvores nativas e frutíferas. Saiba mais sobre o projeto AQUI. http://verdenovo.tjmt.jus.br/ 
  • Verde Novo fecha semana do meio ambiente com plantação de 1250 mudas e distribuição de outras 1500
  • Verde Novo fecha semana do meio ambiente com plantação de 1250 mudas e distribuição de outras 1500
  • Verde Novo fecha semana do meio ambiente com plantação de 1250 mudas e distribuição de outras 1500

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet