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09/06/21 às 16:12 / Atualizada: 09/06/21 às 21:28

Equipes da VALEC, MInfra e Vale visitam ponto de encontro entre a FICO e a FNS

A partir do contrato assinado entre a VALEC, ANTT e a Vale, em dezembro de 2020, construção do trecho de 383 km da FICO deve ter início nos próximos meses

Assessoria Valec

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Equipes da VALEC, MInfra e Vale visitam ponto de encontro entre a FICO e a FNS

Foto: Assessoria Valec

Entre os dias 07 e 08 de junho, equipes da VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., do Ministério da Infraestrutura e da empresa Vale realizam visitas técnicas na região onde acontecerá o encontro entre a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) e a Ferrovia Norte-Sul (FNS), em Mara Rosa/GO. 

Em dezembro de 2020, VALEC, ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e a Vale assinaram contrato para que esta última execute as obras da FICO, fruto da primeira iniciativa de investimento cruzado do país, a partir da outorga da prorrogação antecipada do contrato da Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM). Esta é a primeira visita conjunta entre os três atores diretamente ligados à execução do empreendimento: o MInfra, como pasta formuladora da política pública; a VALEC, como estatal concessionária tanto da FNS quanto da FICO, e a Vale, que irá construir o trecho.

Para Ismael Trinks, diretor do Departamento de Transporte Ferroviário do MInfra, “a FICO é de suma importância para a logística do Brasil. “Estamos falando do estado do Mato Grosso, maior produtor de soja do país, que carece de um grande corredor logístico”, afirmou. O diretor de Empreendimentos da VALEC reconhece que a construção da FICO representa um marco para o setor ferroviário. “Com esta iniciativa, estamos inaugurando o investimento cruzado, que trará muito desenvolvimento para a região. Nossa Diretoria terá três papeis fundamentais: projetos, meio-ambiente e acompanhamento das obras. Atualmente, o foco principal está no meio-ambiente e nas desapropriações, que permitirão o início das obras nos próximos meses”, afirmou Washington Lüke.

Com trecho de 383 km, este trecho da FICO vai interligar o Vale do Araguaia, região produtiva e em desenvolvimento do Mato Grosso, com a Ferrovia Norte-Sul, favorecendo o escoamento da safra aos portos de Santos (SP), de Itaqui (MA) e, no futuro, de Ilhéus, na Bahia. Ao final da visita, a comitiva definiu o local onde acontecerá, nas próximas semanas, um evento que marcará o início das obras.

imagem FICO22

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