Notícias / Logística

05/06/21 às 11:04 / Atualizada: 05/06/21 às 11:29

Vagões da primeira viagem de trem da ferrovia Norte-Sul chegam ao Porto de Santos, SP

Viagem marca o período de testes da futura operação da Malha Central. Empresa Rumo arrematou o trecho, em leilão, em março de 2019.

Vagões da primeira viagem de trem da ferrovia Norte-Sul chegam ao Porto de Santos, SP

Vagões com soja chegam ao Porto de Santos

Foto: Reprodução vídeo

Os vagões da primeira viagem de trem da ferrovia Norte-Sul chegaram ao Porto de Santos, no litoral de São Paulo, na última quinta-feira (3). Cerca de 120 vagões carregados de soja vieram dos terminais de Rio Verde, em Goiás, e São Simão (SP).
 
A viagem marca o período de testes da futura operação da Malha Central, da ferrovia Norte-Sul. A primeira viagem começou no terminal de Rio Verde, onde foram carregados 40 vagões com soja. O trem passou por São Simão e outros 80 vagões com soja foram adicionados na composição. Os 40 primeiros vagões foram descarregados em Santos e os outros em um terminal da margem esquerda do porto, em Guarujá.
 
Esse trecho da ferrovia facilitará o escoamento da produção agrícola do Centro-Oeste para o Porto de Santos. Ele é operado pela Rumo, empresa que arrematou, em leilão, em março de 2019, os tramos central e sul da ferrovia.
 
Vagão no terminal de Rio Verde, em Goiás — Foto: Divulgação/Rumo
Vagão no terminal de Rio Verde, em Goiás — Foto: Divulgação/Rumo
 
Para tornar a malha ferroviária operacional, a empresa investiu em obras de infraestrutura e terminais, incluindo a implantação de trilhos e a construção de quatro pontes entre os estados de Goiás, Minas Gerais e São Paulo. Com duração de 30 anos, o contrato abrange 1.537 quilômetros entre Porto Nacional (TO) e Estrela D’Oeste (SP), que estarão totalmente operacionais até o fim de julho de 2021.
 
De acordo com o Governo Federal, a Ferrovia Norte-Sul, cujo projeto foi anunciado ainda durante o governo José Sarney (1985-1990), foi desenhada para ser a espinha dorsal do sistema ferroviário nacional. Uma projeção da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) indica que a demanda potencial da Norte-Sul é de movimentar 22,73 milhões de toneladas de cargas até 2055.
 
A Ferrovia Norte-Sul reduz os custos de transporte e, assim, barateia a comercialização dos produtos no mercado interno e os torna mais competitivos no exterior. O transporte ferroviário incentiva a produção agrícola, reduz a emissão de poluentes e os acidentes em estradas.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet