Notícias / Agropecuária

04/06/21 às 10:34

MT: garrote e bezerro valorizam

Alta é explicada pelo aumento da procura e menor disponibilidade de animais

Eliza Maliszewski

Agrolink

Imprimir Enviar para um amigo
MT: garrote e bezerro valorizam

Bezerros desmama

Foto: AguaBoaNews

O preço dos animais de reposição está em alta no Mato Grosso. Segundo levantamento do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) em maio todas as cotações, principalmente as de animais mais jovens, fecharam em alta. Com aumento da procura e menor disponibilidade o garrote de 18 meses valorizou 9,91% e o bezerro de desmama com 8 meses teve alta de 9,48% em relação a abril.

Quando feito o comparativo anual os números são ainda mais significativos. O garrote subiu 85,8% e o bezerro de desmama 101,2%. Já nas fêmeas a novilha de 18 meses e a bezerra de desmama de 8 meses foram os destaques. A primeira valorizou 10,24% e a segunda 5,85%. No comparativo anual a alta foi de 95,7% e 113,6%, respectivamente.

O Imea projeta que num curto prazo as cotações devem recuar, uma vez que, o produtor precisa dar destino a seus animais com a chegada da seca nas pastagens. “Esta pode ser uma boa oportunidade para os invernistas que ainda não realizaram a compra desses animais”, aponta.

Por outro lado o boi gordo e a vaca gorda registraram queda em maio. Eles ficaram cotados na média de R$ 295,29/@ e R$ 284,51/@, respectivamente, um recuo de 1,31% e 1,46%.  “No curto prazo estima-se que a oferta se restrinja novamente devido ao período de seca. Com isso, até a chegada dos lotes de animais confinados, é possível que a arroba possa vir a ser impulsionada novamente”, diz o Imea.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet