Notícias / Assembleia Legislativa MT

02/06/21 às 16:22

Ribeirão Cascalheira- Em reunião com órgãos, Dr. Eugênio cobra segurança jurídica às famílias do P.A. Santa Rita

Naiara Martins / Assessora de Comunicação

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Ribeirão Cascalheira- Em reunião com órgãos, Dr. Eugênio cobra segurança jurídica às famílias do P.A. Santa Rita

Foto: Assessoria

O deputado estadual Dr. Eugênio Paiva (PSB) mobilizou nesta manhã, 02.06, uma verdadeira força-tarefa para dar continuidade às discussões que visam garantir o direito de produção às mais de 370 famílias do P.A. Santa Rita, no município de Ribeirão Cascalheira.
 
A reunião contou com a presença do superintendente do INCRA, Marcos da Cunha, o superintendente do IBAMA, Gibson Almeida, a secretária-adjunta de Gestão Ambiental da SEMA, Luciane Copetti, a presidente da Associação do P.A. Santa Rita (Apeprosari), Iquésia Maria Gonçalves e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ribeirão Cascalheira, Aldemar Moura.
 
Ocorre, que apesar da existência de uma reserva coletiva, as famílias precisam que o INCRA, de posse do georreferenciamento, atualize a relação de beneficiários e proceda a individualização dos lotes. As informações precisam ser documentadas e encaminhadas para análise da SEMA, que por sua vez, fará a validação do CAR Individual dos lotes. Com o cadastro, o produtor assumirá a compensação sobre possíveis danos ambientais. Paralelo a isso, a SEMA trabalha para concluir nos próximos 120 dias, a elaboração do programa ‘SIMCAR Assentamento’ que atuará de forma simplificada, dando agilidade na emissão do CAR.
 
Enquanto isso, cabe ao INCRA a conclusão da documentação e encaminhamento ao órgão. Somente após a validação dos documentos pela SEMA, será possível a emissão do projeto de exploração ambiental, que garantirá o direito à produção na área.    
 
Na reunião, também ficou definido que a partir desta data, todas as operações de vistoria e análise por parte do INCRA no P.A. Santa Rita, deixam de ser realizadas pelo Escritório de Barra do Garças, e passam para a responsabilidade da Superintendência em Cuiabá.
  • Ribeirão Cascalheira- Em reunião com órgãos, Dr. Eugênio cobra segurança jurídica às famílias do P.A. Santa Rita
  • Ribeirão Cascalheira- Em reunião com órgãos, Dr. Eugênio cobra segurança jurídica às famílias do P.A. Santa Rita

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet