Notícias / Saúde

25/05/21 às 22:04

Governo de MT já distribuiu 99,9% das doses recebidas; veja quanto cada município aplicou

Das 1.042.840 doses retiradas pelos municípios, as prefeituras aplicaram 838.617 (80%), sendo 565.781 como primeira dose e 272.836 como segunda dose

Ana Lazarini | SES-MT

AguaBoaNews/Cuiabá

Imprimir Enviar para um amigo
Governo de MT já distribuiu 99,9% das doses recebidas; veja quanto cada município aplicou

Confira o ranking completo de aplicação das vacinas

Foto: Secom

O Governo de Mato Grosso recebeu, até esta terça-feira (25.05), 1.209.990 doses das vacinas contra Covid-19 do Ministério da Saúde e já disponibilizou 1.209.508 aos 141 municípios do Estado, ou seja, 99,9% do total recebido.

As segundas doses da AstraZeneca, recebidas na última semana, foram pactuadas e retidas pelo Estado, pois serão distribuídas em data próxima da aplicação.

A disponibilização das doses é resultado da soma da primeira e segunda doses (1.042.840), acrescida das doses destinadas às populações indígenas aldeadas (54.120) e dos arredondamentos técnicos (112.548) necessários para o ajuste volumétrico dos frascos disponibilizados pelo Ministério da Saúde.

Das 1.042.840 doses retiradas pelos municípios, as prefeituras aplicaram 838.617 (80%), sendo 565.781 como primeira dose e 272.836 como segunda dose. O percentual da semana passada era de 73%.

Os 10 municípios que mais aplicaram vacinas, considerando o percentual de doses aplicadas em relação às doses recebidas, foram: Nova Monte Verde (99%), Vila Rica (96%), Santa Terezinha (96%), Torixoréu (96%), Santo Afonso (95%), Campo Novo do Parecis (95%), Juína (95%), Planalto da Serra (94%), Primavera do Leste (94%) e Nortelândia (92%).

Confira o ranking completo de aplicação das vacinas no Boletim Informativo nº 443 ou no Painel de Distribuição de Vacinas Covid-19.

Considerando as vacinas destinadas à população indígena, alguns municípios podem contabilizar as doses aplicadas em aldeias pertencentes a territórios vizinhos e ultrapassar o limite de 100% da aplicação.

A Vigilância Estadual alertou que a utilização de unidades de segunda dose como primeira dose pode comprometer o esquema vacinal da população do município, considerando o fornecimento e as orientações feitas pelo Ministério da Saúde.

Sobre a distribuição

Na força-tarefa da vacinação, cabe ao Governo do Estado fazer a logística de distribuição, que é definida pela Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso (CIB-MT), composta por membros do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT).

A escolta dos materiais até os 14 polos de distribuição é feita pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), além das Polícias Federal e Rodoviária Federal e do Ministério da Defesa. O Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) também disponibiliza sua frota aérea para dar celeridade à distribuição.

É importante ressaltar que o Governo Federal define o total de doses que cada estado recebe. Essa definição ocorre de acordo com a quantidade de pessoas que pertencem aos grupos prioritários e não pela quantidade absoluta da população.

25.05 - Ranking Vacinação

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Juacy da Silva

Curso para Agentes da Pastoral da Ecologia

A Pastoral da Ecologia Integral da Arquidiocese de Cuiabá vai promover mais um Curso para a formação de Agentes, multiplicadores, a ser realizado nos dias 26 de Maio, 02 e 16 de Junho, no Auditório da Livraria Paulinas...

 
 
 
 
Sitevip Internet