Notícias / Saúde

10/07/15 às 10:09

Várzea Grande: Mulher morre após extração de dente

Flor Costa

Gazeta Digital

Imprimir Enviar para um amigo
Uma mulher morreu na noite desta segunda-feira (08), devido a uma infecção ocasionada por extração dental realizada no sábado (4). Jucilene França, 31, havia feito a remoção de um dente siso na Clínica Odontológica do Povo (COP), de Várzea Grande, e no dia seguinte teria começado a sentir fortes dores e inchaço no local da operação. A família acusa a clínica de negligência.

De acordo com o atestado de óbito, Jucilene morreu em decorrência de uma doença chamada Angina de Ludwig, que consiste em inflamação devido à infecção, acarretando em dificuldades respiratórias com possível obstrução total das vias aéreas.
De acordo com parentes, a vítima procurou a COP duas vezes antes de morrer e em ambas as vezes a clínica afirmou que estava tudo bem.
A Polícia Civil está investigando as circunstâncias da morte. Em caso de comprovação de "erro médico", o responsável pode ser indiciado por homicídio culposo, quando não se tem intenção de matar.
O presidente da comissão de ética do Conselho Regional de Odontologia (CRO-MT), Sandro Stefanini, declarou que a entidade irá acompanhar o caso de perto para colher informações sobre a atuação da clínica e do médico, além das condições da paciente.
"Temos que verificar se todos os procedimentos pré-operatórios foram cumpridos pelos envolvidos incluindo a vítima. Caso for comprovada a falha da empresa iremos instaurar um Processo Ético, podendo ocorrer penalidades para o profissional ou para a clínica", declara.
Outro lado
Veja a nota emitida pela Clínica Odontológica do Povo
"A paciente Jucilene França deu entrada na clínica Centro Odontológico do povo de Várzea Grande, na data de 03/07, onde foi feita uma radiografia periapical do dente 48 e em seguida foi realizada a exodontia simples do mesmo pela Dra Cristiane Rosse Gentilin portadora do Cro 4947. Transcorreu tudo dentro da normalidade ao fim da cirurgia a paciente foi orientada quanto as condutas pôs cirúrgicas e foi passada para a mesma uma receita pela Dra Cristiane de medicamentos que deveriam ser tomados em seguida pela a paciente por um período de 5 dias. Porém a paciente procurou novamente a clínica na segunda feira, dia 06-07 relatando um edema na região do mento onde a mesma foi atendida novamente pela Dra Cristiane, que complementou sua prescrição com mais um medicamento e orientou a paciente que se não tivesse melhora nas próximas 24 horas voltasse imediatamente na clínica para que a mesma pudesse ser encaminhada para um pronto atendimento médico, porém a paciente voltou apenas na quarta dia 08 relatando que ela teria ido na terça feira no pronto atendimento da unimed fácil por conta própria, logo a paciente então na quarta feira de manhã foi atendida pela Dra Cristiane e pelo de Dr Francisco Jorge Neto portador do Cro 4945, que passou para a paciente uma atestado para fins trabalhistas e a mesma foi encaminhada diretamente para a unimed fácil pronto atendimento para avaliação médica e exames ao fim da tarde a paciente foi direcionada a santa casa a aonde foi feita sua internação para acompanhamento médico. Ao anoitecer foi colocada na uti onde veio a óbito.
Informamos que a empresa está se colocando à disposição para qualquer tipo de assistência e aguardando o resultado da necrópcia para avaliarmos o real motivo do obtido da paciente".

 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet