Notícias / Prefeitura de Água Boa

21/05/21 às 11:26

CODEMA orienta comerciantes e produtores de alimentos de origem animal sobre o SIM – Serviço de Inspeção Municipal no Município de Água Boa

CODEMA orienta comerciantes e produtores de alimentos de origem animal sobre o SIM – Serviço de Inspeção Municipal no Município de Água Boa

Foto: Ascom - AB

No dia 12 de maio, aconteceu na sala de reuniões da Câmara Municipal, uma reunião entre o CODEMA e alguns estabelecimentos e produtores de produtos de origem animal de Água Boa.

Na ocasião foi apresentado aos produtores o SISBI – Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal pelo CODEMA e sobre a Importância da Implementação do SIM – Serviço de Inspeção Municipal no Município de Água Boa.

A reunião foi organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Turismo juntamente com a Secretaria Adjunta de Agricultura Familiar e contou com a presença da Assistente Jurídica do CODEMA, Juliana Batista dos Santos.

reuniao sim 4

A Médica Veterinária responsável pela Coordenação do SUASA/SISBI do CODEMA, Caroline Mendel, passou algumas orientações de como será a implantação do SISBI – Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal pelo CODEMA e sobre a Importância da Implementação do SIM – Serviço de Inspeção Municipal no Município de Água Boa.

O objetivo do SISBI é fazer a padronização e a harmonização dos procedimentos de inspeção dos produtos de origem animal (POA) de forma a garantir a inocuidade dos alimentos.


Ela informou que o CODEMA já está cadastrado no MAPA e que será auditado para então possuir a equivalência do mapa para fiscalizar os SIM Municipais, sendo assim todos os produtos de origem animal cadastrados nos SIM Municipais e no E-SISBI através do CODEMA estarão aptos a vender seus produtos legalizados nos 09(nove) municípios do âmbito do consórcio e posteriormente em âmbito Nacional se eles obtiverem o selo SISBI.
 
reuniao sim 6

Para a Secretária de Desenvolvimento Indústria, Comércio e Turismo Thiene Costa, O Sistema de Inspeção Municipal – SIM, além de prevenir a saúde pública, impulsiona a econômica local, a criação de postos de trabalhos e aumento de renda para os empresários e produtores locais, bem como, traz o fortalecimento para inserção de mercadorias no mercado. “Nós daremos toda atenção ao produtor que deseja adequar, produzir dentro da legislação vigente e obter o selo”. Pontua a secretária.

E de acordo com o Secretário Adjunto de Agricultura Familiar, Otacílio Barboza, A inspeção garante que o produto que é colocado na mesa da população atenda às normas de qualidade e de higiene, desde a obtenção até o produto final. O que garante a saúde e o bem-estar de todas as famílias.
 
reuniao sim 4

“Com o registro dos estabelecimentos no SIM Municipal, poderemos garantir a segurança alimentar da população consumidora, evitando possíveis contaminações e problemas alimentares. Além de agregar valor ao produto e permitir que expandam muito mais as suas vendas” concluiu Leidiane Oliveira Ramos, Gerente de Indústria Comércio e Turismo.

Municípios que fazem parte do consórcio: Água Boa, Campinápolis, Canarana, Cocalinho, Gaúcha do Norte, Nova Nazaré, Nova Xavantina, Querência e Ribeirão Cascalheira.

Ressaltando que com a implantação do SIM e SISBI, as indústrias poderão expandir suas vendas para além das fronteiras do seu município, estado. O que permite o fortalecimento da agroindústria familiar no mercado nacional.

Outro ponto importante é a comercialização desses produtos com selo de inspeção SIM, na merenda escolar de cada município.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet