Notícias / Governo Federal

20/05/21 às 12:24 / Atualizada: 21/05/21 às 09:08

Bolsonaro inaugura ponte sob o rio Parnaíba em Santa Filomena (PI)

Yala Sena e Natanael Souza

Cidade Verde

Imprimir Enviar para um amigo
Bolsonaro inaugura ponte sob o rio Parnaíba em Santa Filomena (PI)

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) chegou ao município de Santa Filomena, no sul do Piauí, por volta das 11 h. Ele subiu em uma moto da Polícia Rodoviária Federal e saudou apoiadores e autoridades que marcam presença no local do evento de inauguração da ponte que liga o município piauiense a Alto Parnaíba, no estado do Maranhão. 

A comitiva presidencial conta com a presença dos ministros Tarcisio Freitas(Infraestrutura) e Fábio Faria ( Comunicações), além de membros das bancadas federais do Piauí e do Maranhão. Autoridades da região e prefeitos também participam da solenidade. 

Produtores rurais também marcam presença no evento de inauguração da ponte.  Eles preparam um churrasco para recepcionar a comitiva presidencial 

O prefeito de Santa Filomena, Carlos Braga, foi o primeiro a falar na solenidade na manhã desta quinta-feira(20) e definiu a inauguração da ponte  como um momento histórico. Ele agradeceu ao governo federal pela execução da obra que, segundo ele, era esperada há mais de 100 anos pela população da região. 

"O senhor está mostrando que também vê os menores municípios e defende também as pequenas comunidades da mesma forma que defende os centros urbanos. Isso é motivo de orgulho para todos nós. É um momento histórico para a nossa terra", disse o prefeito, ao agradecer o presidente Jair Bolsonaro. 

Durante sua fala na solenidade de inauguração da ponte em Santa Filomena, o senador Ciro Nogueira fez duras críticas ao governador do Piauí, Wellington Dias(PT). Na avaliação do parlamentar, o chefe do executivo estadual 'abandonou' a região do extremo sul piauiense, que está recebendo obras estruturantes apenas pela ação do governo federal. 

"Os governantes que estão no comando do Piauí e do Maranhão há 20 anos não tiveram a dignidade e a coragem de reconhecer o potencial dessa região. Hoje me perguntaram porque o governador do Piauí não estava aqui. Ele não tem coragem de enfrentar o povo  do Piauí, o povo do extremo sul, porque ele abandonou essa região", disparou Ciro Nogueira. 

Ciro ainda fez referência um dos slogans de campanha do presidente da República. "O Piauí e o Brasil tem uma similaridade, a nossa bandeira é verde amarela e vai continuar verde amarela", disse. 

Ainda durante sua fala, o senador Ciro Nogueira presenteou Jair Bolsonaro com uma jóia de opala no formato do mapa do Brasil. "Para o senhor lembrar desse dia tão importante para o povo do Piauí", disse Ciro que foi respondido prontamente por Bolsonaro: "Eu acho que o Ciro está apaixonado, hein", retrucou o presidente da República. 

Matéria original

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) inaugura nesta quinta-feira (20) a ponte que liga os municípios de Santa Filomena (PI) a Alto Parnaíba, no Maranhão em evento bastante disputado.
 
A previsão, segundo apurou o Cidadeverde.com, é que o presidente atravesse a ponte em cima de um trator e logo depois receba lideranças políticas da região.  O ministro Tarcísio Freitas, de Infraestrutura, também estará na comitiva presidencial. 

Por volta das 9h, o presidente desembarca em Palmas (TO) e vai de helicóptero até um campo de futebol da cidade de Alto Parnaíba. A solenidade acontecerá por volta das 11h30.  

A ponte é de 400 m, liga os dois estados, e é uma reivindicação histórica da população daquela região que atravessava o rio Parnaíba em balsa. A obra – que custou R$ 33 milhões – é importante para o escoamento de grãos para o Matopiba. 

Equipes de segurança da Presidência da República já estão em Santa Filomena (localizada a 925 km de Teresina), desde o início da semana, montando logística para receber o presidente.

A solenidade acontecerá ao lado da ponte, a 100 m da residência do prefeito Dr. Carlos Braga (Progressistas) na zona urbana da cidade. 

Foto: Alan Santos/PR

A vinda do presidente foi articulada pelos senadores Elmano Férrer (Progressistas) e Ciro Nogueira - Foto: Isac Nóbrega/PR

Espaço vip e acesso a população
 
No local da solenidade, a equipe de Segurança da Presidência instalou grades, detectores de metais  e uma equipe da Saúde distribuirá máscaras e álcool em gel para a população.

Na área haverá um espaço reservado para o presidente receber as lideranças e convidados.   


 Petição quer homenagear canoeiro com nome da ponte 
 
Uma petição na internet pede que a ponte que será inaugurada pelo presidente Jair Bolsonaro leve o nome de um canoeiro. 

O abaixo assinado é uma rejeição a proposta que tramita na Câmara Federal que a ponte receba o nome do ex-governador do Piauí, Lucídio Portela. 
Foto: Arquivo da família

Imagem rara de Antônio Canoeiro em travessia ao rio Parnaíba 
 
A proposta da população de Santa Filomena (PI) é batizar a ponte  de Antônio Pereira Rosa, conhecido como Antônio Canoeiro, que morreu aos 71 anos e era o canoeiro que transportava a população de Santa Filomena a Alto de Parnaíba (MA).   

O professor Lúcio Roner Sousa Baccaro, 34 anos, que integra o movimento para homenagear Antônio Canoeiro, informou que o abaixo assinado virtual já tem mais de 700 assinaturas. Ele disse que quer o apoio de todos, inclusive do presidente Bolsonaro para a ponte ser batizada de Antônio Canoeiro. 

“Antônio Canoeiro simboliza a primeira ponte oficial entre as duas cidades. Era uma pessoa que ajudou muita gente e é uma justa homenagem”, disse Lúcio Roner. Ele informou ainda que o grupo vai criar uma placa com o nome de Antônio Canoeiro para colocar na ponte. 

Ver vídeo abaixo>>>

 
 
  • Bolsonaro inaugura ponte sob o rio Parnaíba em Santa Filomena (PI)

Vídeo Relacionado

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet