Notícias / Saúde

14/05/21 às 10:43

População pode acessar estoque de bolsas de sangue do MT Hemocentro

Nova plataforma de agendamento das doações pode ser acessada virtualmente e mantém a atualização dos estoques de sangue

Rose Velasco e Ana Lazarini | SES-MT

AguaBoaNews/Cuiabá

Imprimir Enviar para um amigo
População pode acessar estoque de bolsas de sangue do MT Hemocentro

Status varia entre “estável”, “crítico” ou “em alerta” Status varia entre “estável”, “crítico” ou “em alerta”

Foto: Michel Alvim | Secom-MT

O novo sistema digital de agendamento das doações do MT Hemocentro possibilita o acesso ao estoque de bolsas de sangue. Lançada nesta semana, a plataforma pode ser acessada via navegador de qualquer dispositivo que possua conexão com a internet por meio deste link.

Ao agendar a doação, o voluntário poderá saber qual a situação das bolsas de sangue por tipo sanguíneo. O status varia entre “estável”, “crítico” ou “em alerta”. Essa informação é relevante para que a população acompanhe, em tempo real, os estoques de sangue A+, B+, AB+, O+, A-, B-, AB- e O-.

De acordo com a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, a divulgação do estoque facilita o chamamento de doadores voluntários e auxilia na transparência do banco de sangue à população.

“Com essa ferramenta de transparência, os doadores poderão verificar em tempo real o estoque de sangue e programarem suas doações conforme a necessidade de determinada tipagem sanguínea. Mas, independentemente do nível do estoque, o doador poderá fazer seu agendamento quando melhor lhe convir. Esta forma de agendamento é um grande avanço para o MT Hemocentro”, disse a gestora.


Sistema MT Hemocentro
 
O novo sistema foi desenvolvido pela equipe de Tecnologia de Informação da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) e já está disponível para os cidadãos.

Devido à pandemia pela Covid-19, a unidade especializada trabalha exclusivamente por meio de agendamentos prévios. A medida tem o objetivo de evitar a aglomeração de doadores, profissionais da saúde e pacientes. São atendidas cinco pessoas a cada meia hora, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

A doação de sangue deve ser voluntária e gratuita, sendo que cada bolsa pode salvar até quatro vidas. O sangue coletado beneficia pessoas internadas em prontos socorros e hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso.

Serviço

O novo sistema de agendamento de doações do MT Hemocentro está disponível (mthemocentro.saude.mt.gov.br), mas as coletas também podem ser agendadas por meio dos telefones (65) 3623-0044 (Ramal 221 e 222) e WhatsApp (65) 98433-0624.

A sede do MT Hemocentro está localizada na Rua 13 de junho, n° 1.055, Cuiabá, Centro Sul. O funcionamento regular da unidade ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet