Notícias / Logística

30/04/21 às 08:59 / Atualizada: 30/04/21 às 09:35

Sindicato Rural mobiliza prefeitos, produtores rurais e empresas para custear projetos para asfaltar as MTs-430 e 322

O Sindicato Rural de São José do Xingu mobiliza prefeitos de São José do Xingu, Santa Cruz do Xingu, São Félix do Araguaia, produtores rurais, e empresas para custear dois projetos de pavimentação asfáltica na MT-430 e MT-322

O Repórter do Araguaia

Imprimir Enviar para um amigo
Sindicato Rural mobiliza prefeitos, produtores rurais e empresas para custear projetos para asfaltar as MTs-430 e 322

Foto: Divulgação

Sindicato Rural de São José do Xingu-MT, mobilizou os produtores rurais, prefeituras municipais e empresas do agronegócio, onde através de uma parceria custearão dois projetos de pavimentação asfáltica na MT-430 e MT-322. Serão 132 km de asfalto, sendo 32 km da MT-430 (entroncamento do Natanael até o Posto Sucupira) e 100 km da MT-322 (São José do Xingu-MT ao Distrito de Espigão do Leste, Município de São Félix do Araguaia-MT).

O projeto contará com a participação das Prefeituras de São Félix do Araguaia-MT, Santa Cruz do Xingu-MT e São José do Xingu-MT, através das gestões de Dra. Janailza Taveira Leite, Jô e Dr. Sandro, respectivamente, tendo em vista que as obras beneficiam diretamente o interesse logístico desses três Municípios.



O projeto nasceu de um diálogo entre o vice-governador de Mato Grosso Otaviano Pivetta, o deputado estadual Dilmar Dal’Bosco e o prefeito municipal de São José do Xingu, Sandro José Costa Luz e após levado ao conhecimento da Prefeita Dra. Janailza Taveira Leite de São Félix do Araguaia-MT para análise e definição.

Os projetos serão inseridos no programa de Parcerias Público-Privadas Social (PPP Social) – regulamentado pela Lei Estadual nº 10.861 da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra). As parcerias sociais permitem a construção de asfaltos e manutenção. Os produtores participam entrando com aporte de contrapartida de bens e serviços, tornando o custo mais barato que o modelo de concessão. E o governo do estado investirá com recursos oriundos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) e outras fontes.

O presidente do Sindicato Rural de São José do Xingu, Fernando Tulha, representante do setor produtivo rural, entendeu e abraçou a ideia, visto que os projetos são importantes para o setor. “As rodovias que são usadas para escoamento da produção de grãos e produtos são as mesmas utilizadas pela população, para tráfego de veículos de passeio, caminhões, ambulâncias e transporte escolar, por exemplo. A pavimentação da MT-430 e MT-322 leva desenvolvimento aos municípios da região do Xingu”, disse Fernando Tulha.

Fernando Tulha já se reuniu com o prefeito Sandro, assim como o vice-governador Pivetta, por vídeo chamada, para discutir a parceria e definir a contrapartida. Pivetta, no entanto, se comprometeu em asfaltar os trechos, caso o setor produtivo doe os recursos para o custeio dos projetos.

A expectativa é de que nos próximos quinze dias, com recurso em caixa, seja celebrada a parceria entre o Sindicato Rural de São José do Xingu e a empresa que será responsável pelos projetos.

O presidente do Sistema Famato, Normando Corral, acredita na parceria e coloca o corpo técnico e jurídico da Famato à disposição para auxiliar o sindicato. Normando Corral apontou nomes e empresas projetistas aptas para a execução dos dois projetos.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet