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30/12/15 às 10:23 / Atualizada: 30/12/15 às 10:29

Detran - Capacitação valoriza e motiva servidores

Mais de 300 funcionários da autarquia participaram de capacitações em 2015

Cleide Dantas | Detran-MT

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Em 2015 mais de 300 servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) participaram de capacitações custeadas pelo órgão. Entre eles o agente de serviço de trânsito Jhoelson Ehret, servidor há cinco anos. Ele participou de duas capacitações no segundo semestre na área de tomada de contas especial e outra na área tecnológica com prática em Bizagi, para elaboração do manual de procedimentos. O agente também foi um dos palestrantes voluntários do primeiro workshop “Socialização e multiplicação de conhecimentos do Detran-MT”.

O servidor conta que a capacitação o motivou, dando uma nova perspectiva na forma de trabalhar. “Estou motivado. Sou servidor há cinco anos e esta foi a primeira vez que tive a oportunidade de fazer capacitações. Acredito que a socialização no workshop foi apenas o início, falamos 30 minutos sobre um curso de 36 horas, procuramos fazer um breve relato sobre a importância da participação dos servidores no processo de Tomada de Contas Especial”.

Para compor uma comissão de Tomada de Contas Especial o servidor tem o papel de averiguar, atuando no controle interno e ajudando a cuidar do erário, a zelar os bens e recursos públicos e desta forma garantir a correta aplicação dos mesmos. “O servidor se torna participante ativo do processo zelando e impedindo que venha acontecer futuramente novos casos de desvio, desfalque e de dano ao erário”, explicou.

Segundo Jhoelson a ideia de multiplicar o conhecimento por meio de workshops e treinamentos é valida, pois não há como o governo oferecer uma capacitação em massa para os servidores. Para o agente, a ausência da capacitação em anos anteriores comprometeu os procedimentos e a qualidade dos serviços oferecidos pela autarquia.

Há oito anos no Detran, a servidora Maria Auxiliadora de Lima Campos diz que realizou várias capacitações até 2010, mas depois desse período não houve mais cursos, retornando este ano com a capacitação em mapeamento de processos com uso da ferramenta Bizagi.

Como gerente da Unidade de Desenvolvimento Organizacional (UDO), Maria Auxiliadora explica que sua função requer conhecimento amplo em todas as áreas e a atualização continuada é imprescindível, tanto para uso de novas ferramentas de gestão quanto para auxiliar a gestão na busca por soluções que melhorem os processos internos e externos.

A gerente enfatiza que, pela utilização de recursos públicos nas capacitações, faz-se necessário que a metodologia aprendida seja aplicada tendo como foco a geração de valor aos usuários internos e externos, visando maior eficiência e efetividade organizacional, possibilitando a melhoria e a potencialização dos resultados. Por este motivo é um compromisso importante compartilhar o conhecimento adquirido, repassando ao setor a metodologia, e aplicar na execução dos trabalhos.

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