Notícias / Água Boa

27/04/21 às 13:44

Lar da Criança de Água Boa: proteção, cuidado e amor àqueles que mais necessitam

O Lar foi fundado em 2001 e desde então carece de doações da população para se manter

Crislainy Ketlyn

Informa Araguaia

Imprimir Enviar para um amigo
Lar da Criança de Água Boa: proteção, cuidado e amor àqueles que mais necessitam

Daniela Bartasson - Atual presidente do Lar da Criança

Foto: Divulgação

A cidade de Água Boa possui um Lar da Criança com sede própria localizada na Rua 18, nº 411, Centro II, denominada Associação Beneficente Lar da Criança de Água Boa. Este Lar foi fundado em 28/03/2001, é uma sociedade civil de caráter assistencial, sem fins lucrativos, com o objetivo de atender ao menor em situação de risco familiar e/ou social. 

A necessidade deste Lar veio em virtude de o município ter começado a enfrentar a questão do menor abandonado e os conflitos familiares, porque com o crescimento do município e o aumento na agropecuária, houve também o crescimento populacional da classe de menor poder aquisitivo. Com a evolução e o crescimento vem também as consequências como: álcool e drogas, gravidez na adolescência, violências física/sexual e principalmente, abandono de menor. A iniciativa veio da Meritíssima Juíza de Direito, Doutora Ana Cristina da Silva Abdalla, da Vara da Infância e Juventude na época. O terreno foi doado pela Prefeitura Municipal de Água Boa, na gestão do ex-prefeito Selso Carvalho e assim iniciou o Lar da Criança em Água Boa.

O acolhimento prestado pelo Lar da Criança, é provisório e excepcional, para crianças e adolescentes de 0 a 18 anos completos, inclusive crianças e adolescentes com deficiência, sob medida de proteção.
 
Reprodução

A atual presidente do Lar da Criança, gestão biênio 2021/2022, Daniela Bartasson Guerra Garchet, ressalta que desde sua fundação já se passaram cerca de 100 menores no Lar e assegura sua finalidade. A Associação tem por finalidade atender crianças e adolescentes, desagregadas e abandonadas, promovendo amparo através de políticas públicas sociais, como educação, saúde, recreação, esporte, cultura, lazer, profissionalização entre outras atividades, respeitando a dignidade da pessoa humana, a liberdade, a convivência familiar e comunitária sem distinção de cor, raça ou credo religioso, em sintonia com o Estatuto da Criança e do Adolescente  ECA, disse a presidente.

O Lar da criança atende crianças e adolescentes da comarca, ou seja, Água Boa, Cocalinho e Nova Nazaré. O repasse das três cidades totalizam o valor de R$13.000,00 (Treze Mil Reais), mas sempre é preciso criar estratégias para cumprirmos as obrigações financeiras.  Recebemos doações de alimentos, roupas, material de limpeza e doações financeiras. As doações financeiras são feitas diretamente em conta bancárias. As doações financeiras são de suma importância, para conseguirmos atender as necessidades do Lar. Nos próximos dias teremos os carnês mensais para quem quiser contribuir com o Lar da Criança, ressalta Daniela.

A presidente também relata que mesmo sendo uma Associação Beneficente, sem fins lucrativos, o funcionamento do Lar é como uma empresa. Hoje temos despesas com alimentação, energia, folha de pagamento, telefone, farmácia, encargos sociais, concertos entre outros.

Algumas despesas que são variáveis e serão menores para o próximo trimestre. Abaixo segue a prestação de contas do primeiro trimestre de 2021, apresentada por Daniela:

Reprodução
Atualmente o Lar está com três adolescentes: 13 anos, 14 anos e 17 anos. O quadro de funcionário é composto por: 3 cuidadoras, 1 assistente social, 1 auxiliar administrativo e uma pedagoga (cedida pela Secretária Municipal de Educação).

As despesas do Lar se mantém, independente se há um acolhido ou mais, pois é preciso manter a estrutura mínima de funcionamento. Como citado anteriormente, hoje o Lar está com três adolescentes, sendo assim a rotina está mais tranquila, porém esse cenário muda se a instituição receber bebês, visto que as despesas aumentam, em virtude dos bebês requererem atenção exclusiva.

Recentemente, foi feita uma mobilização, via Instagram, informando as necessidades urgentes do Lar. Foi recebido várias doações de alimentos, porém o Lar ainda carece de carne. O preço da carne aumentou nos últimos tempos e o Lar consume em média um quilo de carne por dia, ou seja, 360 kg de carne ao ano. 
Reprodução

Ao ser questionada de como funciona o processo de adoção, Daniela relata que adoção é o último recurso. Precisamos ressaltar que o Lar não é um local para adoção. Os menores ficam no Lar, na maioria das vezes porque tiveram seus direitos violados. Desta forma, existe um trabalho do judiciário, Lar da Criança e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) para que eles retornem para o convívio familiar. Quando o retorno deste vinculo não ocorre aí que elas entram para a adoção, afirma.


Na parte da manhã, os menores fazem suas atividades escolares, acompanhados pela pedagoga e no período vespertino, duas vezes na semana tem atividades pedagógicas, aulas de música e prática de esportes. Com a pandemia as atividades oferecidas através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que são ministradas pela equipe do Centro de Referência da Assistência Social-CRAS, estão sendo retomadas gradativamente.

A Daniela agradece o apoio da população e ressalta o amor que tem pelo trabalho com os menores. Quero dizer, que nós da diretoria somos pessoas voluntárias e que todas pessoas e profissionais envolvidos, realizam esse trabalho por AMOR. Fazendo o bem ao próximo, mostrando para os adolescentes acolhidos que existe um futuro melhor e um mundo a ser conquistado por eles. Esse trabalho é um conjunto de forças, entre nós que estamos no dia-a-dia do Lar e a população. Convido a todos a conhecer o Lar e ver o trabalho que estamos realizando. Toda ajuda é bem-vinda. Posso dizer que é um trabalho muito gratificante. Somos muito transparentes em nosso trabalho, coloco-me a disposição para qualquer esclarecimento, finaliza.

Reprodução

Segue abaixo as rede sociais e os telefones para entrar em contato com o Lar da Criança:

Instagram: @lardacrianca.aguaboa ACESSE AQUI!
Facebook: @ablardacrianca - ACESSE AQUI!
Telefone: 066 3468-2202 / 066 98470-0014  Tem whatsapp

Agência Bancária do Lar, toda contribuição é bem-vinda:
Banco: Banco do Brasil
Agência: 1317-x
Conta corrente: 7024-6
CNPJ: 04.460.554/0001-22
ASSOCIACAO BENEFICIENTE LAR DA CRIANCA DE AGUA BOA

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet