Notícias / Logística

26/04/21 às 19:14

Parcerias vão garantir pavimentação asfáltica de 132 km na região do Xingu

Assessoria Famato

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Parcerias vão garantir pavimentação asfáltica de 132 km na região do Xingu

Foto: Sinfra

O Sindicato Rural de São José do Xingu teve a iniciativa de mobilizar produtores rurais, prefeituras municipais e empresas do agronegócio para um rateio que deve custear dois projetos de pavimentação asfáltica na MT-430 e MT-322. Serão 132 km de asfalto, sendo 32 km da MT-430 (entroncamento do Natanael até o Posto Sucupira) e 100 km da MT-322 (São José do Xingu a Espigão do Leste).
 
O projeto nasceu de um diálogo entre o vice-governador de Mato Grosso Otaviano Pivetta, o deputado estadual Dilmar Dal’Bosco e o prefeito municipal de São José do Xingu, Sandro José Costa Luz.
 
Os projetos serão inseridos no programa de Parcerias Público-Privadas Social (PPP Social) – regulamentado pela Lei Estadual nº 10.861 da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra). As parcerias sociais permitem a construção de asfaltos e manutenção. Os produtores participam entrando com aporte de contrapartida de bens e serviços, tornando o custo mais barato que o modelo de concessão. E o governo do estado investirá com recursos oriundos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) e outras fontes.
 
O presidente do Sindicato Rural de São José do Xingu, Fernando Tulha, representante do setor produtivo rural, entendeu e abraçou a ideia, visto que os projetos são importantes para o setor. “As rodovias que são usadas para escoamento da produção de grãos e produtos são as mesmas utilizadas pela população, para tráfego de veículos de passeio, caminhões, ambulâncias e transporte escolar, por exemplo. A pavimentação da MT-430 e MT-322 leva desenvolvimento aos municípios da região do Xingu”, disse Fernando Tulha.
 
Fernando Tulha já se reuniu com o prefeito Sandro, assim como o vice-governador Pivetta, por vídeo chamada, para discutir a parceria e definir a contrapartida. Pivetta, no entanto, se comprometeu em asfaltar os trechos, caso o setor produtivo doe os recursos para o custeio dos projetos.
 
A expectativa é de que nos próximos quinze dias, com recurso em caixa, seja celebrada a parceria entre o Sindicato Rural de São José do Xingu e a empresa que será responsável pelos projetos.
 
O presidente do Sistema Famato, Normando Corral, acredita na parceria e coloca o corpo técnico e jurídico da Famato à disposição para auxiliar o sindicato. Normando Corral apontou nomes e empresas projetistas aptas para a execução dos dois projetos.

comentar1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Vagner, em 28/04/21 às 07:37

    Mato grosso tem a carga tributária mais cara do país e ainda tem que fazer parceria pra fazer estrada. Se paga um dos mais caros ICMS do Brasil, fethab 1, fethab 2, e ainda precisa de parceria, isso chega dar vergonha.

 
 
 
Sitevip Internet