Notícias / Governo Federal

14/04/21 às 10:47

DNIT lança edital para monitoramento hidroviário do Rio Tocantins

Levantamento fornece suporte técnico para decisões sobre intervenções na hidrovia

Assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
DNIT lança edital para monitoramento hidroviário do Rio Tocantins

Foto: Assessoria

Para ampliar as informações sobre as principais vias navegáveis do Arco Norte do Brasil, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) lançou o edital de licitação para contratação do Plano de Monitoramento Hidroviário (PMH) do Rio Tocantins (HN- 200). Com ele será possível monitorar as condições de navegação e atualizar as principais informações de profundidade ao longo do canal navegável do rio. A partir dos dados consolidados, as equipes do DNIT também realizam estudos para planejar futuras intervenções na hidrovia, tais como sinalização, dragagens e derrocagens.

O levantamento de dados para monitoramento hidroviário tem por objetivo propiciar conhecimento contínuo e consolidado sobre a hidrologia, hidrografia, hidrodinâmica e geomorfologia fluvial do rio Tocantins. O PMH no Tocantins tem previsão de contratação de monitoramento rotineiro para o trecho compreendido entre Cametá/PA e Tucuruí/PA.



Os serviços de monitoramento no Rio Tocantins contribuem para o efetivo crescimento do modal hidroviário na matriz de transportes nacional. As equipes do DNIT trabalham para tornar a operação mais confiável e segura para os seus usuários, com reflexos positivos no transporte de cargas da região.

No Plano de Monitoramento Hidroviário do Rio Tocantins está prevista a execução dos serviços de nivelamento geodésico, batimetria monofeixe, batimetria multifeixe, amostragem de sedimentos, quantificação de descarga sólida, medição de nível e perfil de linha d’água, bem como a produção de documentos e interpretação técnica dos dados associados.

Rio Tocantins - Com aproximadamente 2.400 km de extensão, o rio Tocantins é o segundo maior curso d’água 100% brasileiro e via fundamental de escoamento da produção da região. O Tocantins nasce entre os municípios goianos de Ouro Verde de Goiás e Petrolina de Goiás. Ele também atravessa Tocantins, Maranhão e tem sua foz no Pará perto da capital Belém. O rio também pode ser chamado de Tocantins-Araguaia, por se encontrar com o rio Araguaia entre Tocantins e Pará.


 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet