Notícias / Negócios

12/04/21 às 19:32

Compras online crescem e consumidores usam mais formas digitais de pagamento

Saiba quais são as vantagens de cada uma das diferentes modalidades de pagamento virtual.

Ricardo P. Morais

Agua Boa News

Imprimir Enviar para um amigo
O crescimento do comércio online é uma das consequências mais evidentes da pandemia da covid-19 nos hábitos econômicos e financeiros. Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Cartão de Crédito e Serviços (Abecs), o volume de pagamentos efetuados por meios digitais alcançou R$ 1,38 trilhão no Brasil em 2020 – R$ 306,9 bilhões desse total foram em compras não presenciais. A expectativa é que a tendência se mantenha com força em 2021. A previsão da Abecs é de que, em 2021, as compras digitais tenham uma alta de 20% em relação ao ano passado.

Uma pesquisa do instituto Ipsos concluiu que a migração dos consumidores para as formas digitais de pagamento está se acelerando. Entre a geração millenium, que vai, hoje, dos 24 aos 39 anos, 76% usam carteiras digitais, segundo a pesquisa, que ouviu 2 mil adultos.

Conforme se insere cada vez mais no cotidiano, o comércio online está adquirindo diferentes possibilidades e formatos. As formas de pagamento online são diversas, e cada uma delas possui seus pontos positivos e negativos. Para se manterem competitivas no ambiente da internet, é importante que as empresas ofereçam a maior variedade possível de formas de pagamento. É o que fazem os sites de apostas, como o bet365, um dos principais do segmento. Descubra todas as opções de depósito na bet365.

A seguir, saiba quais são as diferentes formas possíveis de se efetuar pagamentos online e quais são as suas vantagens.


Cartão de crédito

O número de brasileiros que possuem cartão de crédito chega a 42 milhões, segundo a consultoria Vindi. A modalidade de pagamento tem a vantagem crucial de possibilitar o parcelamento sem juros, o que acaba atraindo muitos consumidores. Além disso, o cartão de crédito torna a transação simples e prática, pois o consumidor só precisa preencher formulários uma única vez. Para as empresas, o cartão de crédito é uma opção segura que envolve poucos riscos e a taxa cobrada pelas operadoras em cada transação é relativamente baixa.


Boleto bancário

O pagamento por boleto é um sistema mais ultrapassado, mas, ainda assim, muito importante, já que, segundo a Vindi, 45 milhões de brasileiros não possuem conta em banco, e o boleto pode ser pago sem precisar de uma conta. Basta que o consumidor passe em um caixa bancário ou em uma lotérica. Por isso, é a segunda modalidade mais usada em compras online, atrás apenas do cartão de crédito. Outro fator que leva consumidores a optar pelo cartão de crédito é a habitual desconfiança em informar dados bancários online.

O problema do boleto é que o processo de pagamento está sujeito aos horários de funcionamento dos sistemas internos dos bancos, o que pode atrasar a transação. Se o consumidor não possuir conta em banco, terá que ir pessoalmente a uma agência bancária ou lotérica em horário comercial para pagar.


Transferência bancária

Assim como o boleto, a transferência bancária é uma opção buscada por consumidores reticentes em preencher formulários online com seus dados bancários. Também como o boleto, a modalidade está sujeita aos horários de funcionamento dos sistemas internos dos bancos, o que pode atrasar o processo de pagamento. Além disso, o consumidor pode ter que pagar taxas se a transferência for feita entre bancos diferentes.

Ainda assim, muitos sites oferecem a transferência bancária como método de pagamento. Através dela, o consumidor precisa informar sua conta e realizar a transferência manualmente, por internet banking ou indo pessoalmente a uma agência bancária.

Porém, a própria transferência bancária está evoluindo conforme as possibilidades propiciadas pela tecnologia. No mês passado, o Banco Central brasileiro autorizou as transferências via WhatsApp.


Plataformas de pagamento digital

Além de todas as formas de pagamento já descritas, existem ainda as plataformas ao estilo do PayPal e do PagSeguro. Elas funcionam como carteiras virtuais que reúnem os cartões de crédito do usuário. Elas também podem ser vinculadas a contas bancárias, o que permite que realizem compras em débito automático. Outros exemplos de plataformas desse tipo são Square e TokPag. O PayPal é considerada a mais segura dessas plataformas e aceita cartões de bandeira MasterCard e Visa. A carteira virtual também é uma opção para consumidores que não querem compartilhar seus dados bancários, já que a plataforma os mantém em sigilo.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet