Notícias / Agricultura

09/04/21 às 19:47

Campinápolis - Cooperativa retoma atividades após programa do Senar-MT e completa 10 anos de reativação

Assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Campinápolis -  Cooperativa retoma atividades após programa do Senar-MT e completa 10 anos de reativação

Assentamento PA Santa Célia - parceiro da Cooperativa

Foto: Assessoria

O programa Negócio Certo Rural (NCR) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) é uma grande oportunidade de capacitação, de curta duração, para as pessoas que buscam melhorar o planejamento e a administração de pequenos negócios rurais. Os treinamentos do NCR auxiliaram uma importante cooperativa de produtores rurais do município de Campinápolis a se reerguer após um tempo desativada.

A partir de uma ideia de fomentar o artesanato, nasceu a Cooperativa de Pequenos Produtores de Campinápolis, em 2007. Apesar da adesão de várias mulheres na cooperativa, as dificuldades em relação à logística e ao comércio fizeram com que as atividades parassem.

Segundo uma das fundadoras da cooperativa, Analice Nunes, após quatro anos, com o desejo de continuar beneficiando produtores locais a cooperativa foi reativada. "Em 2011, a gente resolveu mudar o ramo, nos organizamos e participamos dos treinamentos do Negócio Certo Rural, foi quando decidimos voltar com as atividades".

Analice lembra ainda que o município de Campinápolis conta com cinco assentamentos, o que faz com que a agricultura familiar seja uma das atividades mais predominantes na região. "Na cooperativa, começamos a trabalhar com as mulheres desses pequenos produtores locais.

Começamos a produzir polpas de frutas, alguns produtos de origem vegetal, hortaliças e farinhas".

Com a cooperativa funcionando a pleno vapor, a comercialização começou a ser realizada de forma efetiva. Os produtos também têm beneficiado a merenda escolar. Hortaliças e vegetais passaram a ser consumidas por estudantes de escolas municipais e estaduais de Campinápolis e região.

Analice ressalta a importância da cooperativa na vida não só dos pequenos produtores, como de suas mulheres. "A cooperativa é composta em sua maioria por mulheres e reforça a importância desses produtos como fonte de renda. A mulher passa a conquistar seu próprio dinheiro entregando seus produtos".

Além do programa Negócio Certo Rural, o Senar-MT tem auxiliado por meio de seus treinamentos diversas cadeias produtivas da região como a olericultura, piscicultura e o beneficiamento de carne de frango.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

José Sarney

A furna da Marruá

Bobbio dizia que a velhice era muito boa e cheia de encantos, o maior deles o gosto de matar saudades. Mas eu acho que o divertimento maior da velhice é o espaço de contar histórias, bom para encher e passar o tempo. As...

 
 
 
 
Sitevip Internet