Notícias / Aventuras

27/12/15 às 21:59 / Atualizada: 27/12/15 às 22:27

10 lagoas paradisíacas do litoral potiguar que você precisa conhecer

10 lagoas paradisíacas do litoral potiguar que você precisa conhecer

Foto: Divulgação/Portal N10

O Rio Grande do Norte é conhecido por ter belíssimas e algumas paradisíacas praias em todo seu litoral. Das badaladas Pipa e Ponta Negra, até as encantadoras e charmosas São Miguel do Gostoso e Baía Formosa – que são vistas como o paraíso na terra. Contudo, a terra do camarão, da ginga com tapioca e de tantos outros atrativos também possui lagoas encantadoras e de águas cristalinas, onde o visitante pode passar desde um entardecer romântico a um dia de muita aventura com esportes aquáticos, a exemplo do flyboard, do Stand up paddle, do caiaque e entre outros.

1) Lagoa da Coca-Cola

lagoa-da-coca-cola
Lagoa da Coca-Cola (Foto: clickviajar.com.br)

O verdadeiro nome dessa lagoa é “Lagoa de Araraquara”, mas foi apelidada de ‘Lagoa da Coca-Cola’, em razão de suas águas escuras. Essa cor é devida à composição química do solo rico em iodo e ferro e à pigmentação das raízes das árvores ao seu redor. Os habitantes da região creem que suas águas possuem virtudes curativas e rejuvenescedoras. A lagoa está localizada no interior da reserva da “Mata Estrela”. A natureza e a fauna do parque são de grande beleza e diversidade. Pode-se chegar à lagoa pelos clássicos passeios de buggy ou pelos seus próprios meios em ‘mountain byke’, a cavalo ou a pé; a fim de admirar a fauna e a flora dos arredores da lagoa. Sem dúvidas, um banho aqui é obrigatório para revigorar a pele e a alma!
A lagoa fica a pouco menos de 100Km de Natal, na cidade de Baia Formosa. Como chegar? Partindo de Natal, siga pela BR 101. Passando 3 km após Canguaretama, vire à esquerda, na RN 062. Depois de percorrer aproximadamente mais 17 km, chega-se ao portal da entrada da reserva. Basta seguir a trilha.

2) A Lagoa do Carcará

A Lagoa do Carcará

Considerada um dos lugares paradisíacos do Rio Grande do Norte, contudo, possui complicado acesso. Localiza-se no município de Nísia Floresta estando a 40 km da capital Natal. A lagoa faz parte do “Roteiros das Águas”, porém é pouco divulgado pelo governo e consequentemente poucos turistas a conhecem. Seu nome vem de um tipo de ave de rapina comum na região: o carcará. Da mesma maneira, outra lagoa próxima recebeu o nome de Urubú. A lagoa tem água limpa e transparente e faz parte do sistema “Lacustre Bonfim”, o qual também é composto pelas lagoas Redonda, Boa Água, Arituba, Alcaçuz, Ferreira Grande e Urubu, encontrando-se inserida em um bloco triangular, tendo ao norte o rio Pium, ao sul o rio Trairi e leste a linha da costa do Oceano Atlântico. A borda da lagoa abriga uma grande faixa de águas rasas com areia alva, proporcionando banhos demorados em águas mornas. Para os turistas que querem manter a forma com diversão, a lagoa do Carcará também é lugar para a prática de windsurf, além de dispor de caiaques e pedalinhos que podem ser alugados dos comerciantes locais.

3) Lagoa de Jacumã

Lagoa de Jacumã

Um lindo paraíso situado no meio das dunas móveis de Jacumã. Faz parte do roteiro dos buggys. O visitante que vier conhecer esse lago, chegará pelo cume da duna onde deixará o buggy a fim de praticar o ‘Aero Bunda’, tipo de tiroleza com descida suspensa por um cabo que termina no lago. Um puro prazer; o esquibunda, que nada mais é que uma brincadeira de descer a duna em cima de uma tábua de madeira; e o kamikase que é um tobogã situado em cima de uma duna coberta com lona. A subida se faz por um carrinho puxado por uma corda com a ajuda de um motor de fusca. A Lagoa de Jacumã fica localizada na cidade de Ceará Mirim, cerca de 35 quilômetros de distância da cidade de Natal.

4) Lagoa de Arituba

lagoa-de-arituba
Pedalinhos e caíaques para alugar na Lagoa de Arituba (Foto: Cariocando Por Aí)

Para visitar a Lagoa de Arituba, desça pelo litoral Sul do Rio Grande do Norte. Este belo lugar, é comparado pelos visitantes a um verdadeiro oásis e fica a 35 quilômetros de Natal, no município de Nísia Floresta. As águas não são muito profundas, perfeito para quem quer curtir com a familiares. A lagoa possui uma boa estrutura turística de lazer, com locação de pedalinhos, de caiaques, mas também para a prática de ‘Tirolesa’ que permite atravessas a lagoa suspenso por um fio com chegada na água e o divertimento local chamado ‘aerobunda’. Deixe o estresse em casa e visite a Lagoa de Arituba. Desfrute de momentos de paz e descontração junto com sua família e amigos.

5) Lagoa de Pitangui

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Localizada no litoral norte após a praia de Graçandú, Pitangui está a 25 km de distância de Natal RN e é lá onde você vai ver uma das mais belas lagoas da região: a lagoa de Pitangui. Com águas claras e calmas é possível fazer um passeio de pedalinho ou caiaque, aproveitar os restaurantes com pratos típicos e acreditar que se está num verdadeiro oásis. A paisagem dessa lagoa é composta ainda por coqueiros e palmeiras, e conserva a simplicidade rústica de um lugar que não foi totalmente tomado pelo turismo. É um dos locais preferidos dos potiguares e turistas para curtir durante o dia.

6) Lagoa de Guaraíras

lagoa de guaraíras

Ao chegar ao litoral de Tibau do Sul, próximo ao porto ou no mirante do pórtico da cidade, a primeira paisagem que se avista é a das mansas águas da Lagoa de Guaraíras. Essa lagoa, que já teve suas águas puramente doces e, devido, aos desígnios da natureza, foi aberta ao mar, hoje é uma das principais atrações de Tibau do Sul. Além de servir de rota para a praia de Malembá e destinos mais distantes, como Natal (pela beira-mar), a lagoa é base de uma das mais importantes atividades econômicas do município, a carcinicultura (criação de camarões). As águas da Guaraíras banham quatro municípios e a pesca artesanal, feita em canoas, é um show aparte a se assistir. Mas a Lagoa de Guaraíras também se serve do turismo, com longos passeios de barco, lancha, e canoa, pesca esportiva e até banana-boat. Ela possui vários portos e ancoradouros em toda a sua extensão e uma história de batalhas, tragédias e reconstrução, existindo até uma ilha histórica, a do Flamengo, com ruínas de um forte holandês. A fauna e a flora são privilegiadas, pois a lagoa tem uma extensa área de mangue, fonte de alimentos e berço de diversas espécies. Porém, é quando vai caindo a tarde que a magia toma conta do local e não tem quem não pare para presenciar mais um dos milagres da natureza: o pôr-do-sol da Guaraíras. Nesta hora, as águas que, em vazante, são azuladas, e na cheia, se tornam acinzentadas, transformam-se em puro ouro, refletindo toda a intensidade do sol, que banha este cantinho ímpar do Brasil.

7) Lagoa do Bonfim

Lagoa do Bonfim

Diferentemente da lagoa de Arituba, a Lagoa do Bonfim não há tanta infraestrutura no trecho aberto ao público. Essa lagoa também é conhecida como Sete Pontas e impressiona pelo volume de água. Ela é uma das maiores do estado e, no período de chuvas, que vai do mês de maio ao mês de julho, chega a acumular mais de 80 milhões de metros cúbicos de água, o dobro do período da seca. No local estão praticando o Flyboard, o stand up paddle, o caiaque e também, em locais mais privados, o jet-ski.

8) Lagoa de Alcaçuz

Lagoa de Alcaçuz

A Lagoa de Alcaçuz é outra boa pedida. Além de desfrutar de um relaxante banho, você também pode fazer passeios de quadriciclo pela região, ou se preferir, tem as trilhas para os mais ávidos. A lagoa na região de Nísia Floresta a uma distância de apenas 45 quilômetros de Natal. Essa região é repleta de lagoas incríveis e você pode conhecer a maioria em um único dia, mas claro que á sempre melhor demorar um pouco mais e aproveitar as belezas naturais do lugar.

9) Lagoa da Cotia

lagoa da cotia

A belíssima e encantadora Lagoa da Cotia fica no município de Rio do Fogo, a 65 km de Natal. O acesso se dá pela BR-101 até a entrada da Praia de Zumbi. Na rotatória, entrar à esquerda e seguir por uma estrada de barro por cerca de 1 km. No local, é permitido o acesso ao público, porém, às margens da lagoa existem propriedades privadas (R$ 10,00 a entrada). Há também bares que servem refeições e alugam outras estruturas de lazer.

10) Lagoa Azul
Foto: Gideon Jackson Machado Alves
Foto: Gideon Jackson Machado Alves

A deslumbrante e paradisíaca Lagoa Azul fica no município de Maxaranguape, a 60 km de Natal. O lugar é de uma beleza impressionante. Além de desfrutar de um maravilhoso banho nas suas águas quase minerais, o turista também pode fazer passeios de buggy pela região, ou se preferir, tem as trilhas para os mais ávidos. O acesso se dá pela BR-101 até o trevo de Pititinga, entre à esquerda e siga por uma estrada de barro por cerca de 2 km, sentido Ceará-Mirim, depois entre à esquerda até chegar à Lagoa. Às margens da lagoa há um bar que serve refeições de comidas típicas da região.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet