Notícias / Saúde

02/04/21 às 12:06

Granja em Goiatuba (GO) deverá produzir até 360 mil ovos por dia para vacina Butanvac, diz empresa

Segundo a empresa, os embriões passam por uma triagem e têm aproveitamento de até 75% da produção. Estrutura está passando por reforma e deve começar em maio a enviar os ovos.

Vanessa Martins e Emerson Ferreira

G1 GO e TV Anhanguera

Imprimir Enviar para um amigo
Goiatuba vai fornecer ovos embrionados para vacina ButanVac
Goiatuba vai fornecer ovos embrionados para vacina ButanVac

Uma granja localizada em Goiatuba, no sul de Goiás, deve ser uma das responsáveis por fornecer ovos embrionados para o desenvolvimento da vacina Butanvac, de produção nacional do Instituto Butantan. A empresa responsável pela planta é a Globoaves, cujo presidente, Roberto Kaefer, disse que espera uma produção de até 360 mil ovos por dia.
 
“Serão 380 mil aves em produção, cerca de 360 mil ovos por dia sendo produzidos em Goiatuba. Esses ovos são classificados e têm um aproveitamento de 75%, porque é uma seleção que a gente faz. Eles são incubados por 10 ou 11 dias, depois são transportados para o Butantan”, detalhou.
 
A empresa tem outras plantas em outras partes do Brasil e já fornece os ovos para produção das vacinas contra a gripe, mas prepara a unidade goiana para esse fornecimento exclusivo para o desenvolvimento da Butanvac.
 
Granja em Goiatuba deve produzir ovos para desenvolvimento da vacina Butanvac — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Granja em Goiatuba deve produzir ovos para desenvolvimento da vacina Butanvac — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
 
Segundo o supervisor de biotecnologia da empresa, Ronaldo Alves Pereira, a granja em Goiatuba é atualmente uma matriz de corte - onde nascem os frangos para abate -, mas está passando por uma reforma, sendo adaptada para conseguir produzir os ovos embrionários, que é o tipo necessário para a fabricação das vacinas.
 
"A granja de Goiatuba é uma das que temos mais preparada para isso. Estamos em reforma a todo vapor que deve ficar pronta nos próximos 45 dias. Ela foi construída há dez anos, mas já é uma granja moderna, feita pensando numa possibilidade de expansão”, explicou.
 
Vacinação em Goiás
 
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), chegaram a Goiás mais de 1,2 milhão de doses de vacinas para imunizar os grupos prioritários contra a Covid-19.
 
A pasta divulgou, na quinta-feira (1º), que foram aplicadas 487.180 doses das vacinas contra a Covid-19 em todo o estado. Em relação à segunda dose, foram vacinadas 127.146 pessoas.
 
Produção de ovos — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Produção de ovos — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet