Notícias / Agricultura

29/03/21 às 10:48 / Atualizada: 29/03/21 às 10:53

Moradores de Aripuanã aumentam a renda com produção de derivados de milho

Assessoria Senar

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Moradores de Aripuanã aumentam a renda com produção de derivados de milho

Curso de derivados do milho

Foto: Assessoria Senar

"Aprendi a fazer pamonha, curau, bolo, arroz doce, pudim, sorvete e croquetes, todas receitas feitas com milho". Conta com satisfação a professora aposentada, Carmem Muller Peixer, que participou do treinamento de produção caseira de derivados do milho, ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com o Sindicato Rural de Aripuanã.

O treinamento de 40 horas tem como objetivo ensinar os participantes a produzir alimentos de derivados do milho com qualidade, por meio de boas práticas de manipulação e aproveitamento de alimentos. "Agora com o conhecimento sobre o processamento do milho pretendo enriquecer a alimentação da minha família, principalmente dos meus netos".

Segundo o instrutor credenciado junto ao Senar-MT, Aécio Ferreira de Portugal, além das receitas, o conteúdo programático do treinamento compreende técnicas importantes para a produção. "Eles têm contato com conteúdo como noções de higiene e limpeza, formas de aproveitamento e conservação do milho, componentes nutricionais e aparência, custo e sabor".

Portugal lembra ainda que as receitas podem se tornar uma alternativa de renda extra. "Os participantes aprendem diferentes técnicas de armazenamento e de utilização de embalagens apropriadas seguindo as normas de higiene, o que facilita na comercialização dos produtos".

A autônoma, Elisabete Greco, conta com satisfação a sua experiência com o treinamento. "Achei bem completo. Aprendi muitas receitas novas e como trabalhar a matéria prima de forma criativa. O treinamento é uma grande oportunidade de renda extra que só acrescentará nas variedades no ramo alimentício".

Alimentação e Nutrição - Atualmente, o Senar-MT tem disponível em seu portfólio seis treinamentos voltados a área de processamento de alimentos, sendo eles Cantina Rural, planejamento e aproveitamento de alimentos, processamento de produtos derivados da soja, produção caseira de derivados do milho, produção artesanal de conservas de frutas, produção caseira de conservas vegetais e hortaliças. 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Juacy da Silva

A ECONOMIA DE FRANCISCO E CLARA II

“Os direitos trabalhistas nasceram das lutas solidárias do povo. Estão fundamentados na DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA: O amor pelos pobres está no centro do Evangelho. Terra, teto e trabalho – isto pelo qual voces lutam...

 
 
 
 
Sitevip Internet