Notícias / Meio Ambiente

23/03/21 às 21:25

NASA divulga a 1ª imagem do drone Ingenuity em Marte

Twitter/NASA Perseverance Mars Rover

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
NASA divulga a 1ª imagem do drone Ingenuity em Marte

O Ingenuity está preso à barriga do Perseverance, ainda dobrado, como mostra a foto.

Foto: Reprodução

Este “heliporto” ao qual se refere a NASA é o local designado para colocar o Ingenuity em funcionamento pela primeira vez. Já o “carro” em questão é o próprio rover, que está se deslocando pela superfície de Marte transportando o companheiro de viagem.

Voo previsto para abril

Com a possibilidade de se tornar a primeira aeronave a decolar em outro planeta, o minúsculo drone terá a missão de sobrevoar a cratera Jezero, que tem 500 metros de profundidade. O local, onde existiu um rio há bilhões de anos, é apontado por especialistas como uma das melhores escolhas para procurar sinais de vida microbiana antiga.

Mas para tanto, ele precisa funcionar corretamente, decolando e pairando no ar, o que só será possível saber se deu certo pouco tempo antes da primeira tentativa de voo, prevista para acontecer no início de abril. A decolagem depende das condições climáticas em Marte, monitoradas constantemente pelo comando da missão na Terra.

A publicação acima, compartilhada pelo perfil da agência espacial, mostra como será o processo de desacoplagem dele, destravando as suas pernas de aterrissagem e a seguir se soltando completamente do rover. Depois disso, o Perseverance se afasta e as hélices serão acionadas, deixando-o pronto para trabalhar, caso ele esteja funcionando como esperado.

Detalhes sobre o primeiro voo do Ingenuity em Marte serão divulgados pela NASA nesta terça-feira (23), durante coletiva que terá a participação dos controladores do dispositivo.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet