Notícias / Justiça

23/12/15 às 14:33 / Atualizada: 23/12/15 às 14:39

Parte do dinheiro recuperado pela Operação Ararath vai custear programa educativo em MT

Os livros e cartilhas educativos foram elaborados pela Controladoria Geral da União, com o apoio do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes, e produzidos pelo Instituto Maurício de Souza

A Operação Ararath, uma força-tarefa do Ministério Público Federal que investiga desvio de recursos públicos em Mato Grosso, indisponibilizou quase meio bilhão de reais durante os 18 meses de trabalho. Parte dos R$ 449,5 milhões bloqueados do patrimônio dos investigados vai ser empregada no projeto educacional para todas as escolas públicas estaduais de Mato Grosso, além de escolas municipais e particulares.

O programa educacional “Um por Todos e Todos por Um” existe desde 2008 e já foi aplicado em escolas de vários Estados. Mas será com o recurso destinado pela Operação Ararath que o programa educativo vai atingir um número recorde de alunos: um total de 100 mil do 5º ano do Ensino Fundamental.

Os livros e cartilhas educativos foram elaborados pela Controladoria Geral da União, com o apoio do  Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes, e produzidos pelo Instituto Maurício de Souza. O conteúdo busca promover ações educativas de estímulo à ética, cidadania, responsabilidade cidadã, participação social, democracia e autoestima, por intermédio dos personagens em quadrinhos da Turma da Mônica.   

“Além da atuação repressiva e de combate à corrupção, a iniciativa de destinar os recursos recuperados de atos de corrupção mostra o compromisso do MPF em colaborar e contribuir com atividades de caráter preventivo e educativo”, afirmou o procurador-chefe das unidades do Ministério Público Federal em Mato Grosso, Gustavo Nogami, representando os cinco procuradores que compõem a força-tarefa da Operação Ararath no evento que formalizou a parceria  com o Governo do Estado, a Controladoria Geral da União e o Instituto Maurício de Souza.

Maurício de Souza, idealizador e criador dos personagens que ilustram todo material educativo, falou da honra e orgulho em fazer parte do projeto. “São cerca de 70 personagens que emprestam a sua personalidade e carisma à vontade de colaborar com esse trabalho educativo e preventivo tão importante. O programa “Um por Todos e Todos por Um” já estava presente em várias cidades, mas sabíamos que a abrangência dele ainda estava aquém do seu potencial. Agora com a destinação desse recursos muitas crianças serão contempladas. É uma honra para todos os personagens”.

Representando o governador de Mato Grosso, o secretário-chefe da Casa Civil Paulo Taques afirmou que em 12 meses de governo esses são os recursos mais bem aplicados. “Vivemos tempos sombrios. Estamos em um deserto de descência, ética e correção do agente público, mas encontramos alguns oásis. Convênios como esse [para o custeio da impressão do material educativo] mostram que devemos trabalhar duro para que o país volte a ter a ética como uma prática do dia a dia”.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet