Notícias / Água Boa

10/03/21 às 12:52 / Atualizada: 10/03/21 às 13:58

Diretor da Escola Estadual Jaraguá busca parcerias para fortalecer a instituição que oferta o Curso Técnico em Agroecologia

Jamerson Silveira

Ascom AB

Imprimir Enviar para um amigo
Diretor da Escola Estadual Jaraguá busca parcerias para fortalecer a instituição que oferta o Curso Técnico em Agroecologia

Foto: Jamerson Silveira / Ascom AB

A Escola Estadual Jaraguá, fica localizada na Agrovila Central, a 55km da sede do município de Água Boa.  Ocupa uma área de 33 hectares, e é uma entidade sem fins lucrativos que há 7 anos atua na Educação Profissionalizante. 

A Unidade Escolar oferta Ensino Regular (Fundamental e Médio) na sede e em outros assentamentos como Santa Maria, Serrinha, Jandira e Gleba Martins, a escola se destaca a nível de estado também por ofertar o Curso Técnico em Agroecologia no regime de Pedagogia de Alternância com foco na Agricultura Familiar e Sustentabilidade.

O setor produtivo da escola dispõe de horta mandala, criação de animais (porco, frango, carneiro), estufa, lavoura com plantação de milho, mandioca e cana de açúcar, além de projeto em andamento de integração lavoura-pecuária.


O professor Higor Ângelo dos Santos, que já foi Assessor Pedagógico e Diretor de Escola em Bom Jesus do Araguaia, assumiu a diretoria da EE Jaraguá, ainda no ano de 2019.
 
 
Conversando com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Água Boa, Higor conta que como profissional da educação, ele sempre trabalhou em prol do ensino e da aprendizagem, e quando ele assumiu a direção da EE Jaraguá, viu que a escola necessitava de algumas melhorias, assim ele mobilizou servidores e parceiros, e assim conseguiram finalizar a obra do alojamento e através da SEDUC conseguiu também as camas e colchões para os alunos que praticamente moravam na escola e aos finais de semana iam para suas casas. O que hoje por conta da pandemia da covid-19 isso não é mais possível.
 

Outra melhoria realizada, foi no refeitório, onde antes os alunos tinham que levar suas cadeiras e mesas para fazer as refeições. “Conseguimos também por meio de parcerias 12 mesas com bancos para o refeitório, assim garantimos um pouco mais de conforto para esses alunos que tem uma rotina bastante cansativa, por conta das aulas e treinamentos ligados a agricultura. ” Conta o diretor.
 
No campo produtivo, a Escola Estadual Jaraguá conta com 5 agrônomos e um zootecnista devido a oferta do Curso Técnico em Agroecologia, onde é trabalhado a sustentabilidade em parceria com os agricultores locais para o fomento da agricultura familiar, também é trabalhado os compostos orgânicos sem o uso de agrotóxicos visando fortalecer o campo.
 

“Em nossa gestão também construímos um aprisco e hoje nós criamos carneiros, fizemos a aquisição de sementes, fortalecemos a horta da escola onde desenvolvemos a horta mandala, que é uma proposta da agroecologia e tudo que é plantado e cultivado nós destinamos uma parte para o consumo na escola e outra parte fazemos a comercialização aqui na própria vila e o dinheiro é revertido em melhorias na própria escola. ” Pontuou Higor.

Ainda de acordo com o diretor, vários projetos estão sendo desenvolvidos, e um deles é a construção da Estufa onde a escola poderá fazer outros tipos de cultivos.
 
“Hoje, com essa pandemia que estamos vivendo, não está sendo fácil, porque além de alunos de Água Boa, nós temos alunos de várias outras cidades, sendo; Bom Jesus do Araguaia, Ribeirão Cascalheira, Canarana, Nova Xavantina e Gaúcha do Norte. E para prevenir e proteger nossos alunos do coronavírus, as aulas estão sendo transmitidas pela internet através da plataforma Classroom e os professores se interagem com os alunos via WhatsApp. Estamos trabalhando de forma online, mas sempre dando o suporte necessário para alunos e para os pais. ” Conclui o diretor.
 
“Agradecemos a todos os que tem colaborado com a Escola, e inclusive a Prefeitura de Água Boa, que este ano nos procurou para firmar parcerias, onde temos a certeza que irá gerar muitos frutos, também gostaríamos de dizer que estamos sempre de portas abertas para novas parcerias, ficamos à disposição para receber toda a comunidade aqui na escola, temos muito prazer em mostrar tudo o que está sendo desenvolvido aqui por nossos alunos. Nosso objetivo é que a escola cresça e com ela toda a comunidade. ” Finalizou o diretor da Escola Estadual Jararguá, Higor Ângelo dos Santos.
 
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet