Notícias / Assembleia Legislativa MT

05/03/21 às 15:02 / Atualizada: 05/03/21 às 15:11

Agora é Realidade - Sob articulação de Dr. Eugênio, Escola Militar de Barra do Garças dá início às atividades

Naiara Martins - Assessora de Comunicação

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Agora é Realidade - Sob articulação de Dr. Eugênio, Escola Militar de Barra do Garças dá início às atividades

Foto: Diogo Palomares

Após anos de espera, e muitas articulações junto ao Governo do Estado, o município de Barra do Garças pode finalmente comemorar o início das atividades da Escola Militar Tiradentes. As aulas tiveram início no dia 8 de fevereiro, e seguem o formato de aulas online determinado pela Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) para prevenção e combate a COVID-19.  
 
A unidade funciona no prédio da Escola Estadual São João Batista, no bairro Santo Antônio, e tem como diretor o Tenente Coronel Naildo Guedes, da Polícia Militar. Inicialmente serão atendidos cerca de 400 alunos da sexta série do Ensino Fundamental até o primeiro ano do Ensino Médio.
 
A instalação da Escola Militar em Barra do Garças é resultado de um longo trabalho conduzido pelo deputado estadual Dr. Eugênio Paiva (PSB), desde o início de seu mandato. Em diversos momentos, Eugênio foi categórico ao cobrar do Governo do Estado urgência na instalação da unidade.
 
Até a garantia definitiva da escola, o deputado percorreu um longo caminho com a realização de audiências públicas, reuniões com prefeito, vereadores e comunidade escolar. Até mesmo uma visita técnica do vice-governador Otaviano Pivetta e da então secretária Marioneide Kliemaschewsk (SEDUC) ao município, foi articulada por Eugênio para garantir a instalação da unidade.
 
“Nós precisávamos garantir a instalação da Escola Militar, e mais, essa instalação precisava ter a melhor localização e atender ao maior número possível de famílias, e conseguimos. Trabalhamos arduamente para o Estado entender a importância da unidade, já que era um compromisso antigo com a comunidade escolar. Quero agradecer ao vice-governador Pivetta [Otaviano] e ao atual secretário Alan Porto [SEDUC] que cumpriram conosco, e hoje Barra do Garças comemora sua merecida unidade militar de ensino. Uma escola diferenciada, pautada na valorização da família, nos princípios morais, no resgate cívico e na formação de uma postura socialmente comprometida”, definiu Dr. Eugênio.
 
Um sonho antigo da comunidade escolar, a Escola Militar traz consigo um currículo de referência na formação de jovens e adolescentes. Além da boa qualidade de ensino, a unidade militar instalada no bairro Santo Antônio também assumiu o importante papel de atender as famílias localizadas naquele setor, até então sem nenhuma unidade estadual.
 
O deputado também acompanha de perto a proposta de reordenamento das escolas estaduais que será apresentada pela SEDUC ao município. A preocupação é evitar que as escolas sejam subutilizadas devido à baixa demanda. 


 
PADRÃO DIFERENCIADO - A Escola Militar de Barra do Garças é a segunda unidade instalada no Araguaia, e faz parte do projeto de expansão das unidades militares projetadas pelo Governo do Estado. A primeira unidade foi instalada no município de Confresa, em 2017.  
 
Com uma educação considerada modelo, as escolas militares são consideradas referência em qualidade de ensino, disciplina e na formação humanizada de jovens e adolescentes.
 
As unidades militares possuem gestão compartilhada entre a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) e a Polícia Militar de Mato Grosso. Cabe à SEDUC atuar na definição de estratégias para a prática pedagógica, planejamento e execução do plano político-pedagógico definido pela comunidade escolar. Já a Polícia Militar é responsável por toda gestão cívico-militar, proporcionando o desenvolvimento de um ambiente de disciplina, respeito à hierarquia, a meritocracia e a promoção de um ambiente organizado e acolhedor, voltado à melhoria da aprendizagem dos estudantes.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet