Notícias / Agronegócios

09/02/21 às 17:09

Proposta de Zoneamento Socioeconômico preocupa setor produtivo de MT

Presidente do Fórum Agro MT e da Acrismat, Itamar Canossa, aponta que a nova proposta pode reduzir em 35% área agricultável com uso de tecnologia

ÍconePress

AguaBoaNews, Cuiabá

Imprimir Enviar para um amigo
Proposta de Zoneamento Socioeconômico preocupa setor produtivo de MT

Presidente do Fórum Agro MT e da Acrismat, Itamar Canossa

Foto: Assessoria

O Fórum Agro MT, entidade criada em 2014 para representar política e estrategicamente os interesses da agropecuária, se reuniu na última semana com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), prefeitos e lideranças de vários municípios para discutir a proposta do novo Zoneamento Socioeconômico Ecológico de Mato Grosso (ZSEE-MT). Atualmente em fase de consulta pública no site da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag-MT), a proposta causa preocupação principalmente para o setor produtivo do Estado.

Durante o encontro, os representantes das entidades debateram as propostas e diretrizes técnicas sobre a ZSEE-MT e solicitaram a suspensão da consulta pública, uma vez que a proposta não atende a alguns requisitos legais.

Segundo o presidente do Fórum Agro MT e também da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), Itamar Canossa, o texto atualmente pode reduzir em até 35% a área agricultável no Estado com uso de tecnologia.

“Dos atuais 40 milhões de hectares de área agricultável com uso de tecnologia, com a  nova proposta esse total pode ser reduzido para 26 milhões de hectares. De acordo com a proposta de ZSEE-MT essa diferença de 14 milhões de hectares será transformada em áreas de agricultura familiar, preservação ou de reserva ambiental, impedindo a implantação de tecnologia na produção”, explica.

Segundo as entidades, essa mudança causará um impacto gigantesco na economia do Estado e na vida de milhares de pessoas que trabalham direta e indiretamente com o agronegócio em Mato Grosso. 

“Imagina o impacto que isso pode causar na região do Vale do Araguaia, por exemplo, impedir que produtores que há gerações plantam, criam e produzem tenham que mudar a forma de seus negócios por conta do novo zoneamento. Sem contar na queda drástica na arrecadação do Estado, já que a quantidade da produção deverá diminuir se isso realmente acontecer”.

O Fórum Agro MT é composto pela Acrismat (Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso), Acrimat (Associação dos Criadores de Mato Grosso), Ampa (Associação Mato-Grossense dos Produtores de Algodão), Aprosmat (Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso) e Famato (Federação de Agricultura do Estado de Mato Grosso).

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet