Notícias / Personalidades

07/02/21 às 15:25 / Atualizada: 07/02/21 às 15:40

Médico pioneiro em Vila Rica muda de vida e vira artesão no RS

Depois de se aposentar, Juarez Sander, de 70 anos, voltou para sua terra natal e se dedica ao artesanato

Liz Brunetto

Mídia News

Imprimir Enviar para um amigo
Médico pioneiro em Vila Rica muda de vida e vira artesão no RS

O médico aposentado Juarez Sander, de 70 anos, que agora se dedica ao artesanato

Foto: Divulgação

O médico Juarez Sander, de 70 anos, natural do Rio Grande do Sul, veio para Mato Grosso no final da década de 70 e abriu uma pequena clínica na cidade de Vila Rica, na região do Araguaia. Lá ele conquistou suas maiores realizações na profissão. 
 
E foi em Mato Grosso também que ele iniciou um hobby que, mais tarde, se transformaria em sua nova profissão após pendurar o jaleco: o artesanato.
  
“Meu pai era marceneiro. Desde moleque eu sempre trabalhava na marcenaria dele. Aí eu montei uma tornearia de madeira como hobby”, conta.
  
O gaúcho foi atraído para Mato Grosso com a promessa de trabalho. Recém-formado em Porto Alegre e sem encontrar muitas oportunidades na cidade em que morava, trabalhou até 1979 no Paraná. Nesse período recebeu a proposta de uma colonizadora de Mato Grosso.
 
Foi aí que, na companhia da esposa Ângela Lopes Sander, de 67 anos, também médica, se aventurou na nova empreitada. O casal montou então uma pequena clínica, em Vila Rica, local de muitas conquistas, segundo o médico aposentado.
 
Em 1983, Juarez prestou concurso público para médico legista em Mato Grosso, desempenhando a função por um longo período. Já em 2008, foi a vez de tentar ingressar como perito do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), assim como sua esposa.
 
Ainda como peritos do INSS, Juarez e sua esposa pediram transferência para Osório (RS). “Há oito anos nós voltamos para o Rio Grande do Sul”, relembra.
 
Quando a segunda aposentadoria como médico chegou, Juarez se viu com tempo ocioso e decidiu investir em sua grande paixão, aquela que havia começado aqui em Mato Grosso.
 
“Aumentei a minha tornearia, peguei mais dois funcionários e a gente começou a trabalhar com marchetaria, madeira torneada e com marchetaria no estilo 3D - é um pedaço de madeira grande que você corta em pedacinhos e depois junta para fazer desenhos”, explica o artesão.
  
Os negócios prosperaram tanto que o médico artesão vai inaugurar uma nova loja em Osório (RS).
 
O empreendimento conta agora com mais de 200 metros quadrados de oficina, onde as peças são confeccionadas. A pequena loja de 60 metros quadrados dará espaço para novos 360 metros quadrados. “São quatro contêineres de 12 metros em forma de casinha, dois pisos”, diz, emocionado.
 
O médico aposentado sente orgulho da trajetória que percorreu. “Eu me considero uma pessoa realizada como poucos no Brasil, satisfeito com a vida”, ressalta
 
Se no Rio Grande do Sul Juarez está fazendo seu nome com a tornearia, em Mato Grosso deixou um admirável legado na Medicina.
  
Quando o jovem casal de médicos chegou a Vila Rica fundou um pequeno hospital, com aproximadamente 25 leitos.
  
O prédio inicialmente simples foi ganhando estrutura e se tornando referência no atendimento humanizado aos doentes na região do Araguaia.
 
Em alguns anos o hospital integrou a Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), que incentiva o aleitamento materno.



Peças produzidas pelo médico artesão - foto: Reprodução
 
A unidade médica foi inscrita e ganhou duas vezes o prêmio Galba Araújo, que visa a humanização do atendimento médico hospitalar. Uma vitória se deu na região Centro Oeste e a outra no estado de Mato Grosso.
  
Muitas outras foram as contribuições da família Sander na história do norte do Estado. Ângela, por exemplo,  foi responsável pelo combate à malária na região. Foi também secretária de Saúde de Vila Rica no período de 1992 a 1996, fazendo uma gestão voltada à implantação de saúde familiar.
 
Ela foi também chefe regional do polo de saúde de Porto Alegre do Norte por sete anos.
 
Mesmo com a volta às raízes natais, o casal deixou um legado no estado de Mato Grosso. “O Rio Grande do Sul é meu estado natal, é a minha mãe biológica. E Mato Grosso é a minha mãe de coração”, conclui o artesão.
  
Confira as produções do artesão na página do Facebook “Atelier Casa de Tábua”.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet